O presidente da Autarquia de Câmara de Lobos Pedro Coelho e o Secretário Regional dos Equipamentos e Infraestruturas João Pedro Fino, em representação do Governo Regional, visitaram esta manhã a obra de repavimentação da estrada Padre António Silvino de Andrade, que liga o centro da freguesia da Quinta Grande ao Cabo Girão agora concluída. A empreitada contemplou a repavimentação integral do trajeto com 2,3 quilómetros de extensão e representou um investimento público na ordem dos 380 mil euros, com financiamento ao abrigo da Lei de Meios.
A empreitada, agora concluída, consistiu na repavimentação integral da Estrada Padre António Silvino de Andrade, com uma extensão total aproximada de 2.300 metros Este arruamento é um dos principais pontos de acesso ao miradouro do Cabo Girão, sendo frequentado diariamente por centenas de viaturas, tando de residentes como de turistas.
Os trabalhos a executados consistiram na fresagem das camadas de pavimento existentes, lançamento de novas camadas de desgaste em betão betuminoso, bem como a execução de trabalhos de construção de novas guardas de segurança, em substituição das existentes ao longo do traçado, as quais se encontravam em mau estado.
O Presidente da Câmara, Pedro Coelho, salientou que a concretização desta obra «insere-se na linha de governação preconizada pelo seu executivo e materializa o compromisso assumido com o povo de Câmara de Lobos de privilegiar a realização de obras de proximidade que contribuam para melhorar a qualidade de vida dos munícipes, indo de encontro às necessidades das populações». O edil destacou que a repavimentação deste arruamento visa o melhoramento das condições de circulação automóvel daquela zona, garantindo as boas condições necessárias e adequadas para servir o aglomerado habitacional existente ao longo do traçado, bem como facilitar o acesso a um dos pontos turísticos mais visitados da Madeira, o Cabo Girão.
A juntar a este investimento na rede viária da Quinta Grande, refira-se o recente caminho agrícola do Aviceiro o que perfaz um investimento total, em estruturas viárias nesta freguesia, na ordem dos 4 milhões de euros, só em 2019.
Estas obras, segundo o autarca, eram revindicadas, com toda a justiça, pela população de Quinta Grande, a quem agradeceu a paciência e compreensão face aos constrangimentos que sucedem sempre numa obra desta envergadura, no sentido de criar condições adequadas de circulação e segurança rodoviária.
Segundo o presidente da Câmara, desde o ano 2013 a edilidade tem realizado um grande esforço ao nível da afetação de meios financeiros exclusivos para a manutenção e preservação da rede viária municipal. Em jeito de balanço, Pedro Coelho referiu que, do conjunto dos trabalhos de repavimentação efetuados no concelho ao longo dos últimos seis anos, regista-se a execução de repavimentação integral de cerca de 20 quilómetros de estradas, envolvendo um investimento público que ronda os 5,5 milhões de euros.
O Secretário Regional dos Equipamentos e Infraestruturas, João Pedro Fino, aproveitou a visita para anunciar investimentos do Governo Regional em Câmara de Lobos, que estarão em breve no terreno, nomeadamente a reposição da cobertura da bancada do Estádio do Carmo, as obras de modernização e requalificação da Escola Básica dos 2º e 3º ciclos do Estreito de Câmara de Lobos e a execução da primeira fase da construção do pavilhão Desportivo do Estreito. Obras que representam um investimento total na ordem dos 2,3 milhões de euros.