Fruto de uma parceria entre a Junta de Freguesia local e a Associação Insular de Geografia (AIG), o Curral das Freiras vai passar a ter um roteiro próprio já a partir do próximo Verão. O projecto que já está em curso será apresentado no dia 17 de Março, dia em que esta freguesia do concelho de Câmara de Lobos assinala dos seus 228 anos.
Segundo nos revelou Manuel Salustino, que lidera o executivo da Junta desde 2013, “esta é uma forma de divulgarmos as particularidades do Curral das Freiras, mas, ao mesmo tempo, dinamizarmos o comércio local, as mercearias, os bares e os restaurantes”. E porque a freguesia não se resume à festa da castanha, da ginja e da padroeira, há que fazer valer as potencialidades que esta localidade interior da Madeira tem para oferecer sobretudo aos visitantes.
A ideia passa, sobretudo, por destacar algumas das principais veredas que permitem a ligação entre os vários sítios do Curral das Freiras, traçando três percursos internos e uma meia dúzia de percursos de e para o Curral. Ilídio Sousa, da AIG, e responsável pela parte técnico-científica deste ‘Roteiro Turístico do Curral das Freiras’, realça que houve o cuidado de traçar três percursos que possibilitassem um contacto com a verdadeira essência desta localidade, destacando pontos de interesse, aspectos gastronómicos, elementos da sua etnografia muito particular, dando a conhecer aspectos únicos relacionados com as suas principais culturas, como a castanha, a noz, a ginja ou o brigalhó. Há um passeio ao redor do centro, outro na zona da Fajã Escura e Colmeal, e um terceiro na Fajã dos Cardos. “O nosso objectivo foi valorizar aquilo que o Curral tem de único, ao mesmo tempo que pretendemos torná-lo no centro de escolhas dos visitantes, podendo partir ou chegar à freguesia para muitos passeios a pé, como a Boca dos Namorados, a Boca da Corrida, as Boca das Torrinhas, ou até mesmo o Pico Ruivo e a Encumeada”, diz-nos Ilídio Sousa.
Depois da apresentação no dia da freguesia, caberá à Junta a implementação da sinalética de acordo com as recomendações da AIG, bem como a manutenção dos trajectos seleccionados, prevendo-se que no próximo Verão os circuitos a apresentar já estejam operacionais. Procurando dinamizar o comércio local, há intenção da Junta de Freguesia em dar a possibilidade dos comerciantes locais poderem personalizar a impressão do roteiro, de modo a que possa ser uma espécie de ‘souvenir’ que oferecem aos seus clientes.
228 anos com programa diverso
O lançamento deste roteiro integra-se nas celebrações dos 228 da freguesia, assinalando a declaração do Curral das Freiras como paróquia independente, por desanexação da paróquia de Santo António, isto no ano de 1790, por carta régia de D. Maria I.
De entre as muitas actividades preparadas pela junta de freguesia em parceria com outras localidades, destaca-se a palestra desta tarde, por volta das 15h, da responsabilidade do Instituto das Florestas e Conservação da Natureza, alusiva à Freira-da-Madeira, uma ave marinha endémica em perigo que encontra nas serras do Curral o local ideal para nidificar. Para amanhã, Sábado, às 9h, está agendada uma palestra sobre podas de fruteiras, a cargo da Associação de Agricultores da Madeira, entidade que conta com uma delegação nesta freguesia. À noite, pelas 18h, a Confraria Gastronómica de Aromas e Sabores do Curral das Freiras promove um juntar comemorativo deste aniversário da freguesia. Ao longo da semana haverá lugar a exposições, momentos de leitura (contos), torneios de cartas, folclore, e muito mais. No dia da freguesia, como se disse a 17 de Março, haverá sessão solene, seguida de várias actividades.