‘Contar Abril… eu estive lá’ foi o tema que deu o mote para uma conferência protagonizada por Francisco Cantanhede, ontem, dirigida aos alunos dos cursos EFA da Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco.
“Perante uma sala de sessões bem composta, destacou as dificuldades económicas e sociais em que a maioria dos portugueses vivia durante o Estado Novo, enfatizou igualmente o uso da força e da violência como armas usadas pelos regimes ditatoriais por oposição ao diálogo e tolerância que são recursos das democracias”, refere nota enviada à imprensa.
Francisco Cantanhede destacou o progresso que a democracia trouxe à educação portuguesa, quer em termos pedagógicos, quer na verdadeira universalização do ensino básico e secundário. A este propósito, saudou o esforço dos formandos presentes nesta palestra e instigou-os a prosseguir nesse esforço de melhorar as suas competências.
Com esta iniciativa, a Coordenação dos Cursos de Educação e Formação de Adultos assinala o início das comemorações dos 50 anos da revolução do 25 de abril de 1974 na escola.