Andreia Gouveia
Andreia Gouveia
2020 tem exigido de nós uma responsabilidade maior, mas acima de tudo uma aposta na serenidade e na resiliência.
Por muito que não quisesse tocar no assunto, ele é demasiado importante para deixar passar em branco, o Coronavírus – COVID-19, a epidemia que nos coloca no lado mais frágil da balança precisa de ser combatido, essencialmente com a inteligência de cada um de nós, mas sem nunca deixar ninguém para trás.
Nesse sentido e na responsabilidade social que têm as autarquias no combate às desigualdades, o Município de Santa Cruz e as suas cinco freguesias têm sido um exemplo claro e inequívoco do apoio direto e indireto à população. No caso de Gaula, muitas das verbas orçamentais foram canalizadas para reforçar as rubricas de apoio social, já existentes desde 2009, aos idosos, às famílias com fracos recursos económicos, aos estudantes e a todos os que esta pandemia veio, de alguma forma, prejudicar. A Junta de Freguesia Gaula, em pleno confinamento, não se fechou nela mesma, mas deu-se aos outros, principalmente na ajuda em encaminhar processos de apoio social sendo em muitos casos, a ponte entre as pessoas e as entidades competentes.
O próprio município isentou as famílias do pagamento de água, apoiou os mais jovens com material informático, para garantir que as nossas crianças tinham igual acesso ao novo modelo de ensino escolar, suspendeu a ecotaxa, num claro sinal de apoio ao regresso do turismo à nossa ilha, apoiou os nossos empresários no regresso à sua atividade, mas sem nunca esquecer todos os outros compromissos sociais, até alargou o prazo de candidaturas aos apoios para o ATL, a pensar nas famílias e no regresso à sua normalidade, está mais que claro que governou-se para todos e não só para alguns, seguimos um caminho pelas pessoas, sempre foi assim, sempre assim será.
Enquanto houver alguém disposto a tornar a vida do próximo melhor, a humanidade estará a salvo, encontramo-nos para o mês que vem, certamente com melhores notícias, por enquanto, sejam felizes e serenos. Como diria o nosso Arlindo, está feito!