
A freguesia de Câmara de Lobos assinala esta terça-feira, 20 de Janeiro, o seu 596.º aniversário, com um programa comemorativo que junta momentos religiosos, institucionais e culturais.
As celebrações têm início às 17 horas, com a Missa de Acção de Graças pelo aniversário da freguesia, na Igreja Matriz de Câmara de Lobos. Pelas 19 horas, realiza-se a Sessão Solene do 596.º Aniversário, na Casa da Cultura de Câmara de Lobos, onde serão prestadas homenagens a várias individualidades que se distinguiram pelo seu contributo para a freguesia. O programa encerra às 20 horas, com um concerto do Lobos Brass Quintet.
A freguesia de Câmara de Lobos foi instituída em 1430, tendo a sede da paróquia ficado inicialmente na Capela do Espírito Santo, fundada por João Gonçalves Zarco, sendo mais tarde transferida para a Igreja de São Sebastião.
Apesar de, durante muitos anos, a designação de vila ser usada para a parte central da freguesia, não existem registos documentais que o comprovem. Com a criação do concelho de Câmara de Lobos, em 1835, e a aprovação do Código Administrativo de 1940, a freguesia passou a ter esse estatuto de forma oficial. A 2 de Agosto de 1996, Câmara de Lobos foi elevada a cidade.
Actualmente, a freguesia de Câmara de Lobos tem uma área de 7,62 quilómetros quadrados e cerca de 18 mil habitantes. A economia local assenta sobretudo na agricultura, na indústria, na pesca, no comércio e nos serviços, mantendo-se como uma das freguesias mais emblemáticas e dinâmicas da Região.