O Faial celebra, esta quinta-feira, dia 8 de Setembro, o dia da sua padroeira e da comunidade. Numa cerimónia, ao final da tarde, serão homenageados vários faialenses, que se distinguiram ao longo do último ano. Referência para uma pequena homenagem, a ser prestada ao padre Marcelino Teixeira de Freitas, um filho da terra, que dedicou toda a sua vida ao serviço da comunidade e dos outros. Serão, ainda, assinados protocolos de colaboração com as instituições da freguesia.
Neste ‘Dia da Freguesia’, que antecipa o arraial da padroeira a acontecer no fim-de-semana, o dia já é de festa.
A exemplo de tempos imemoriais, o dia 8 de Setembro volta a ser de celebração. Missa de acção de graças, pelas 18 horas e sessão solene, logo depois, no salão paroquial, solenizam o dia da Senhora da Natividade, que, desde o início da povoação, foi o motivo de identidade e de união da comunidade faialense, mesmo ante da criação da freguesia, a 20 de Fevereiro de 1550. Homenagens e momentos musicais, completarão a sessão.
Ponto alto das cerimónias será uma pequena homenagem ao Padre Marcelino Freitas, que, ao longo de quase meio século de vida sacerdotal, serviu diversas comunidades, um pouco por todo o país. Na Madeira, entre outros, foi formador e director do Colégio Infante D Henrique, no Funchal, e Pároco da Ribeira Brava. Serão, ainda, homenageados: Francisco Abreu – Campeão nacional de velocidade – GT; Miguel Nunes – campeão regional de ralis, 2021; e
Tiago Vieira e Artur Mendonça – participação honrosa na Mostra Nacional de Ciência Virtual, e na ‘5th Worth Congress of Biolopymers and Polymer Chemistry 2021’.