O Dia Escolar da Não Violência e da Paz, a decorrer esta sexta-feira, dia 28 de Janeiro, será assinalado na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Cónego João Jacinto Gonçalves de Andrade – Campanário -, das 10h45 às 11h30, associando-se ao Projecto Living Peace International, que assinala 10 anos de existência, e assume-se como escola construtora de Paz.
“Neste sentido, serão dinamizadas várias iniciativas dirigidas a toda a comunidade, sendo que se apela a que simbolicamente se desloquem nesse dia à escola com algo ou alguma peça de roupa branca (flor, t-shirt, camisola, casaco, boné, etc.), de modo a sermos portadores de uma mensagem de Paz”, explicou Paula Lage, a presidente do Conselho da Comunidade Educativa.
O programa do evento apresentado no Conselho da Comunidade Educativa e aprovado pelo Conselho Pedagógico, com a organização do grupo de Educação Física, consiste numa sequência de três momentos: – Marcha da Paz (caminhada na frente da escola); – Cordão Humano (contornando o edifício da escola); – Time Out (1 minuto de reflexão/intenção pela Paz). Decorre ainda, ao longo desta semana, o Mural da Paz, na entrada da escola, para que todos possam deixar a sua mensagem de paz.
“Todos somos convidados a reflectir e comprometermo-nos com a construção de um mundo melhor e mais unido, educando para o respeito, tolerância, solidariedade e harmonia, defesa dos Direitos Humanos, não-violência e paz”, concretiza a professora responsável pela iniciativa.
Esta realização, além de ter o propósito de sensibilizar toda a comunidade escolar, pretende também chamar a atenção da comunidade em geral para a formação contínua em não-violência e Paz e para a necessidade de educar em solidariedade e respeito pelos outros – “porque as guerras começam na mente dos homens, é na mente dos homens que as defesas da Paz devem ser construídas” (Constituição da UNESCO, 1945).