O mês de Junho traz, como habitualmente, a azáfama dos Santos Populares. Que o diga a Junta de Freguesia de Santo António, que, em conjunto com a paróquia e demais entidades locais, está já a ultimar os preparativos para as grandes festas da freguesia, que começam amanhã e hão-de trazer centenas de pessoas às ruas ao redor da igreja.
Pedro Garcia e João Vinagre serão os primeiros a subir ao palco, já esta sexta-feira, a partir das 21 horas. No sábado, Miguel Pires, com o projecto de cover ‘We Love Portugal’ fará as honras da casa, seguindo-se os ‘4 Gerações’. O fim-de-semana termina com as actuações de Álvaro Florença e Miro Freitas, num domingo que fecha em beleza com as sonoridades de Dj Romano Faria.
Na próxima semana, o ritmo não abranda. Na segunda teremos ‘Aoakaso’, seguido de Roberto Freitas; na terça será a vez dos ‘Electro Band’ e de Bryan Wilson, mostrando que o que é regional também é bom.
Dia 12, quarta-feira, teremos um dos grandes momentos desta festa, com as marchas populares. Este ano, conforme revelou Rui Santos ao ‘Diário das Freguesias’, serão dozes os grupos a dar forma às marchas de Santo António que vão percorrer o centro da localidade. Pouco mais de 730 ‘marchantes’ vão sair do Caminho das Romeiras, em direcção ao Caminho do Ribeirinho, a partir das 21h30, na noite do próximo dia 12.
Cada grupo elaborou um projecto próprio de modo a participar neste ‘XXII – Desfile Concurso de Marchas Populares’. A Junta de Santo António disponibilizou a cada uma das doze marchas um prémio de participação de 200 euros. Para os vencedores há diferentes prémios, que variam entre os mil euros (1.º), os 500 euros (2.º) e os 250 euros (3.º).
O presidente da Junta fala de um investimento global para estas festas a rondar os 24 mil euros, havendo uma receita de 7 mil euros com o aluguer de espaços para a venda ambulante ao longo do evento.
De referir que, nos dias da festa, de modo a facilitar o estacionamento, o parque do edifício da Junta estará aberto até às 2 horas da manhã.