A EB1/PE/C da Ribeira Brava vai celebrar, esta sexta-feira, dia 15 de Março, o Dia Eco-Escolas. Durante esta semana Eco-Escolas está patente a exposição ‘Floresta Laurissilva’, com a colaboração do Instituto das Florestas e Conservação da Natureza, que consiste na apresentação de 15 Roll up com as diferentes espécies endémicas da nossa ilha e com o intuito de informar, sensibilizar, educar para preservar as mesmas.
A coordenadora do referido programa desta escola afirma que o trabalho desenvolvido tem sido recompensado e reflectido na mudança de atitudes da comunidade escolar para com o ambiente pelo que se celebra essas conquistas com o hastear da merecida bandeira verde. A mesma afirmou também que ainda há muito por fazer a nível da consciencialização das problemáticas relacionadas com o ambiente. “Há uma urgência na mudança de hábitos e formas de estar para que se consiga a preservação dos recursos naturais, do ambiente e do planeta em si”, indica.
“A Horta Biológica da EB1/PE/C da Ribeira Brava é um projeto do Programa Eco-Escolas desenvolvido pelos alunos, docentes e auxiliares que tem sido muito acarinhado por toda a comunidade escolar, Câmara Municipal e Junta de Freguesia. Para além dos produtos cultivados e colhidos, que são usados para enriquecer as nossas refeições, a horta permite-nos novas aprendizagens, momentos de cooperação, interajuda, descontração, alegria e tudo em prol do ambiente. À semelhança dos anos transatos a escola continua a desenvolver diversas ações que vão de encontro aos objetivos do Programa Eco-Escolas, dos quais salientamos a recolha e correto encaminhamento de REEE (resíduos e equipamentos elétricos e eletrónicos) para as entidades certificadas para o efeito, o concurso TOP TAMPINHAS que consiste na recolha de tampinhas e entrega das mesmas a instituições que delas necessitem para ações solidárias, campanhas de limpeza da praia, entre outras ações na tentativa de pôr em prática a política dos 3 R’s e criar um ambiente melhor2, explica nota à imprensa.