A EB1/PE da Lombada , Ponta do Sol foi distinguida com dois Selos Nacionais de Qualidade eTwinning com o projeto ‘Enhancing students and teachers sucess through STEM education”. Esta escola ja conta com este tipo de galardão desde 2013.
O Selo Nacional de Qualidade “é concedido a professores com excelentes projectos eTwinning, indicando que o projecto atingiu um determinado nível de qualidade nacional e europeu”, refere Rosa Luísa Gaspar, coordenadora Erasmus +/ e embaixadora eTwinning na RAM, salientando o facto desta escola ser para já a única escola da região galardoada com o Selo eTwinning, galardao este a nível europeu.
Esta escola tem sido reconhecida pelo trabalho realizado na área da inovação. Refira-se que no passado dia 25 de Julho, Portugal contando já com cerca de três dezenas de salas por todo o país, foi afixada no mapa uma nova sala, a Lombada Innov@tive Lab, a primeira na Madeira, sediada no concelho da Ponta do Sol.
A implementação este espaço deve-se ao esforço e a um trabalho de equipa de escola que acredita que através de pequenas conquistas se constrói o futuro. Todo o processo de criação da sala ambientes educativo inovador, também conhecida como ‘Salas de Aula do Futuro’ (SAF) foi pensado e criado a nível de equipa de escola num esforço conjunto. “Isto é um projecto de escola que só foi possível porque todos contribuíram nesse sentido. Os docentes, uns mais que outros, conforme as suas disponibilidades porque a escola tem que continuar. E foi muito vivido por todos, fomos nós que pintamos a sala; recuperamos o mobiliário e tudo o que temos está neste momento foi organizado por nós e alguns dos materiais existentes foram oferta à escola por entidades que acreditaram em nós”, refere a Rosa Luísa Gaspar.
Sendo que a aprendizagem é um processo necessário de acompanhamento de mudanças ao longo de uma vida e a tarefa mais premente é ensinar as pessoas como aprender conciliando o interesse dos alunos, o potencial das ferramentas tecnológicas e a disponibilidade dos professores em criar estes espaços de aprendizagem do ponto de vista activo, a escola sentiu necessidade de acompanhar aquilo que de melhor se faz em toda a Europa no processo ensino-aprendizagem.
Refira-se que este espaço na Escola da Lombada, contou com a presença do secretário regional de educação, Jorge Carvalho no passado dia 1 de Junho, dia da sua inauguração oficial. Esta sala pode mesmo ter um papel decisivo na modernização dos processos de ensino e de aprendizagem, e, em simultâneo, mostrar boas práticas e estratégias de liderança na sua implementação.
Paralelamente a esta inovação, a escola também foi seleccionada e reconhecida pela Microsoft pelo seu desempenho e por ter iniciado o percurso de transformação de toda a escola para melhorar o ensino e a aprendizagem como uma Microsoft School. “Porque educar é também inovar” e “queremos todos contribuir para que os nossos alunos estejam aptos para uma sociedade futuramente tecnológica”.