Yara Jesus, Bianca Nóbrega, Margarida Freitas e Inês Nóbrega, alunas da EB1/PE das Figueirinhas estiveram envolvidas na mobilidade de boas práticas C1 do projecto Erasmus+ ‘let’s save our environment and our future’, que decorreu entre os dias 5 e 9 de Junho, em Catânia, na ilha de Sicília, em Itália. As estudantes foram acompanhadas pela direcção da Escola, Maria da Luz Castro, pela coordenadora do Projecto, Vanda Franco e pela docente Lília Gouveia.
Nesta iniciativa participaram 41 alunos e professores da Estônia, Alemanha, Malta, Portugal e Turquia, onde tiveram a oportunidade de participar em seminários, laboratórios de física ambiental e medições de campo organizados pelo Centro Siciliano di Física Nucleare e di Struttura della Materia. “Ao longo da semana a Città della Scienza transformou-se num grande laboratório onde se falou de ambiente, clima, poluição, sustentabilidade e onde os alunos aprenderam a medir alguns dos parâmetros fundamentais para caracterizar a qualidade da água, solo e ar”, refere nota da escola.
“O primeiro dia de trabalhos, coincidiu com a comemoração do Dia Mundial do Ambiente (5 de junho). Nesta data foram abordadas várias temáticas ligadas à água, nomeadamente a pegada hídrica e à medição da quantidade de precipitação. Para tal foram realizadas várias experiências tais como a replicação do ciclo da água e a verificação das diferenças de densidade entre as mesma.
O segundo dia foi dedicado à exploração do solo. Neste âmbito abordaram o conceito de geopolimerização, um termo criado por David Davidovitch, em 1978, para classificar a descoberta da geosíntese para a produção de materiais poliméricos inorgânicos que são usados atualmente em dezenas de aplicações industriais. Na prática, os Sicilianos aproveitam as cinzas do vulcão Etna para, depois de misturar com substâncias químicas, transformá-las em materiais de construção, como por exemplo em tijolos. As alunas presentes na mobilidade realizaram uma experiência replicadora deste fenômeno com recurso a materiais utilizados no dia-a-dia. Ainda puderam explorar os vários tipos de rocha e a sua formação.
Durante esta semana a equipa também visitou a reserva “Villasmundo – S. Alfio” com o objectivo de efectuar a recolha de amostras de água e solo para posteriormente proceder à sua análise na “città della Scienza” (ex: PH, transparência e temperatura da água). Foi ainda explorado o micro: bit recorrendo à programação para medir a temperatura e a humidade do ambiente.
Esta mobilidade também contou com uma visita ao Mosteiro Beneditino de San Nicolò l’Arena – Catania e com uma visita de barco à Área Marinha Protegida das Ilhas Ciclopes, onde, guiados pelo director da mesma, realizaram uma “viagem” desde a lenda de Ulisses até às atividades atuais de salvaguarda e monitorização dos mares.
Estas actividades estiveram a cargo do Centro Siciliano di Física Nucleare e di Struttura della Materia onde, a Professora Alessia Tricomi, Professora de Física Experimental da Universidade, juntamente com a sua equipa de docentes/colaboradores proporcionaram uma semana rica em experiências a todos os participantes”, indica a escola.