Quando ainda faltam quase dois anos para as eleições autárquicas, em 2021, Emanuel Câmara fez questão de anunciar, no passado domingo, a sua recandidatura ao cargo de presidente da Câmara Municipal do Porto Moniz. O anúncio à população foi feito por ocasião das celebrações do 447.º aniversário da freguesia de Porto Moniz.
Emanuel Câmara começou por referir que quem está à frente de qualquer órgão, quer seja numa Câmara Municipal, no Governo Regional ou até mesmo no Governo da República, deve fazê-lo sempre com o intuito de melhor servir as populações e nunca para favorecer ou dificultar a acção de um executivo de cor partidária diferenciada.
Depois de relembradas várias medidas que foram implementadas pelo seu executivo, o autarca lembrou que a Câmara Municipal tem feito o trabalho de casa, e disse ser notória a satisfação dos munícipes que foram induzidos em erro, aquando das últimas campanhas eleitorais, em que foram colocados a circular vários boatos dando conta que o autarca abandonaria a gestão da Câmara Municipal.
“É normal que se tente desfazer um trabalho sério que está a ser feito. Eu tenho andado calado, e não vou para a imprensa cada vez que um entrave é colocado a esta autarquia, mas é preciso que a população saiba o que está a acontecer, pois é à população que devo prestar contas do meu trabalho”, disse o também presidente do Partido Socialista.
O edil lembrou ainda que na política as pessoas devem ser sérias e íntegras, e não se devem usar os cargos de poder para ostracização de forças políticas opostas, tentando, com isso, prejudicar o trabalho em prol da população de um concelho, negando-lhe verbas que lhe são devidas e privando-a de igualdade de oportunidades relativamente a municípios da cor partidária do Governo Regional.
Recorde-se que o acto eleitoral que elegeu, pela primeira vez, Emanuel Câmara como presidente da Câmara Municipal de Porto Moniz, em 2013, ditou a vitória do Partido Socialista em apenas duas das quatro freguesias do concelho. Em 2017, o edil foi reconduzido nas funções de Presidente, mas desta vez com uma esmagadora vitória nas quatro freguesias. A expressiva vitória tem, para o autarca, uma explicação muito simples: “Nunca discriminei ou deixei de apoiar uma Junta de Freguesia ou munícipe só porque não era da minha cor política e, em consequência disso, todos perceberam que o nosso trabalho era em prol de um bem maior – a população do Porto Moniz. É por ela que aqui estou até 2021 e estarei depois, até 2025, se as pessoas reconhecerem em mim a capacidade de melhor lutar pelos interesses da população do Porto Moniz”.
O discurso do presidente da Câmara Municipal empolgou uma plateia que encheu o Espaço Multiusos do Porto Moniz com o objectivo de assinalar o 447.º aniversário da Freguesia do Porto Moniz.