As freguesias do concelho de Santa Cruz voltam a juntar-se para mais um’Encontro Gastronómico e Cultural’, iniciativa que vai já na sua quarta edição e que visa dar a conhecer as particularidades gastronómicas de cada uma das cinco localidades do concelho, ao mesmo tempo que visa promover as especificidades dos seus diferentes grupos culturais.
É, pois, entre os dias 20 e 22 de Julho que a freguesia do Santo da Serra, organizadora do evento, se prepara para receber os muitos madeirenses e turistas que gostam de juntar a boa comida a bons momentos culturais.
Ao nível da gastronomia, cada freguesia conta com um espaço para promoção e divulgação das suas especialidades. José Reis, o presidente da Junta do Santo da Serra e responsável pelo evento, diz-nos que “nestes três dias são sempre muitos os que vêm ao Santo da Serra para experimentar um prato ou uma iaguaria que não é muito comum encontrarem nos restaurantes, pois cada uma das freguesias esmera-se para surpreender pelo paladar”, assegura-nos. Quando questionado sobre o que poderão os visitantes e locais encontrar nos ‘menus’ de cada espaço, diz-nos que é da responsabilidade de cada freguesia decidir o que irá apresentar, ainda assim, lembra que “muitas vezes há iguarias que são confeccionadas com ingredientes muito particulares, que fazem toda a diferença e que vale a pena experimentar”, deixando já o convite e apelando à participação no evento.
Quanto à cultura, a organização revela um leque diversificado de artistas e grupos que vão actuar ao longo dos três dias de festa, nos quais o Santo da Serra aproveita para celebrar o dia da freguesia, que se assinala a 24 de Julho.
Banda Paroquial de São Lourenço da Camacha, Grupo Sons da Tradição, Teatro Experimentar da Camacha, Carlos Sá, Pedro Garcia, Catarina Melim, Os de Passagem, Vozes do Santo, Banda Municipal de Santa Cruz, 4 Litro e vários grupos de folclore do concelho fazem parte do programa.