No âmbito da celebração do Dia Mundial do Braille, a EB1/PE da Lombada, na Ponta do Sol, em parceria com DAAT (Divisão de Acessibilidade e Ajudas Técnicas), realizou, no passado dia 4 de Janeiro, uma sensibilização subordinada à temática do Braille.
Foram realizadas diversas actividades, entre as quais uma parte teórica sobre o Dia Mundial do Braille e o nascimento de Louis Braille, criador do sistema de leitura e de escrita Braille, que permite, através do toque, facilitar a vida das pessoas invisuais e a sua integração na sociedade.
Esta acção de sensibilização foi essencialmente dirigida aos alunos dos 3.º e 4.º anos de escolaridade que tiveram a oportunidade de contactar de perto com os 64 sinais que compõem o Braille, gravados em papel em relevo. Sinais estes que são combinados em duas filas verticais e justapostas, à semelhança de um dominó ao alto.
As crianças aprenderam ainda que este tipo de leitura faz-se da esquerda para a direita e contactaram com algumas tecnologias usadas e perceberam a valorização da inclusão ao traduzir linguagens visuais por meio de recursos tácteis que podem ajudar as pessoas cegas a terem uma vida autónoma e equitativa face às restantes pessoas.
A escola destaca “o empenho da DAAT e da equipa diversificada de docentes e técnicos que planifica e desenvolve estratégias e actividades baseadas nas TIC, como resposta educativa adequada à inclusão dos alunos com deficiência, em estreita colaboração com as Escolas e com os docentes de Ensino Especial”.
Pequenos e graúdos ficaram sensibilizados em relação ao Braille que não é uma linguagem, mas um meio que possibilita a leitura por pessoas cegas ou com baixa visão. Como sistema de códigos, pode ser usado em várias línguas.
Esta actividade permitiu articular a celebração do Dia Mundial do Braille com um dos projectos Erasmus dinamizado no estabelecimento de ensino que dá pelo nome de ARMONIA – Construyendo espácios de diálogo inclusivo, para la participación y la creación e colocou igualmente em destaque a nota de importância que a escola dá no sentido de articular todos os momentos, flexibilizando e articulando saberes.