A Escola Básica do 2º e 3º Ciclos Cónego João Jacinto Gonçalves de Andrade, em Campanário, completou, na passada quinta-feira, 14 anos de existência. Motivo para comemorar mais um aniversário, com uma cerimónia que conto, além das habituais intervenções das entidades oficiais, com representações de música, de poesia, de dança e de ginástica acrobática, e ainda, com a entrega de diplomas aos melhores alunos do último ano lectivo em todos os anos de escolaridade, do 5º ao 9º ano.
Oportunidade também aproveitada pela presidente do Conselho da Comunidade Educativa, Paula Lage, para destacar “o valor que nos une e faz escola”, propondo por isso como lema: “educar com amor e por amor. Corrigir com amor e por amor. Ensinar com amor e por amor. Viver com amor e por amor”.
Agradeceu a todos os que fizeram parte destes 14 anos de história da escola, reconhecendo que “muitos foram os contributos e muitos foram os que contribuíram”.
Em dia de festa, não deixou de celebrar a existência desta escola.
“A escola são as pessoas que nela habitam (…) e as pessoas são os seus valores. É assim que a escola se torna grande ou pequena. E nós queremos ser grandes. Grandes nas acções e nos pensamentos, na coragem e nos sonhos”, sublinhou a presidente do Conselho da Comunidade Educativa.
Outro desafio lançado é que “sejamos mais humanos uns com os outros e sejamos mais unidos na construção de um mundo melhor e mais feliz. Somos o sustentáculo desse futuro”, lembrou.
Fez ainda questão de manifestar “admiração e profundo agradecimento” a dois professores “que marcaram a história deste percurso de um modo especial, dando um contributo de grande relevo”. A simbólica homenagem foi dirigida ao professor Inácio Santos, “como homem do leme”, e ao professor Paulo Cardoso, “como seu capitão adjunto”.