Os alunos das turmas A, B, C de 9º ano e de Português Língua Não Materna de 9º e 5º anos, juntamente com os professores de História, Marcos Leitão, Coordenadora de TIC, Vera Martins, PLNM – Português Língua Não Materna, Sónia Gonçalves e Francês, Graça Dias assistiram esta quarta-feira, por videoconferência, no Microsoft Teams a uma sessão sobre Minecraft Education Edition proferida pelo professor de Ciências Naturais, Tiago Costa, do Colégio de Ermesinde.
Na sessão foi abordada a versão do jogo de blocos desenvolvida para ser utilizada em salas de aula, em que com esta edição, os alunos e os professores podem aproveitar as possibilidades que o jogo oferece para tornar as aulas mais divertidas e lúdicas, estimulando o aluno e a sua criatividade.
Segundo a professora Graça Dias, “esta versão educativa, didáctica e aplicável em sala de aula, permite que os professores tenham controle do que acontece no mapa e liberdade de criar um ambiente virtual educativo de acordo com o tema que será tratado em aula, mas também indicando onde os jogadores poderão construir ou não. Outra inclusão são os quadros pretos, onde pode-se o tema da aula, comunicados e orientações para as actividades”.
Ainda de acordo com a docente de Francês, “para os alunos, nesta versão do Minecraft Education, foram adicionados a câmara que possibilita o registro das actividades. Ao tirarem fotos dos projectos os alunos podem colocá-las em portfólios, uma espécie de álbum onde as imagens ficam armazenadas. Junto com elas, os alunos podem anotar sobre o que está acontecendo e o progresso do projecto. Todo o conteúdo registrado com esta ferramenta poderá ser compartilhado com outros alunos e professores”, concretizou.