Foi no início deste ano lectivo que a Escola Básica do 1.º ciclo com pré-escolar da Ladeira, em Santo António, começou a dinamizar o projecto ‘Vamos partilhar e reutilizar’, no âmbito do Eco-escolas, sob orientação da educadora Rita Fonseca.
Voltado para a comunidade educativa deste estabelecimento de ensino, este é um projecto que visa a reutilização de vestuário e calçado, fomentando a partilha entre os diferentes elementos da escola ou que com ela têm alguma ligação. Além de ser um projecto com uma vertente social, que começou por assentar na recolha e troca de roupas entre professores, evoluindo para toda a comunidade educativa, o ‘Vamos partilhar e reutilizar’, como o próprio nome deixa antever, tem uma forte componente ambiental, fomentando a reutilização de materiais, e, por conseguinte, apostando na prevenção do meio ambiente e dos recursos do planeta, valores para os quais os alunos são diariamente sensibilizados.
A adesão tem sido bastante satisfatória no que toca à entrega de vestuário, sendo que as pessoas carenciadas escolhem e levam apenas o que lhes serve, optimizando a acção. Refira-se que embora este seja um projecto interno, toda ajuda externa é bem-vinda.
Eco-escolas activo
Associados ao Eco-escolas, a Escola da Ladeira tem em curso vários outros projectos que tocam várias áreas, conforme nos revelou Rita Soares, que, juntamente com Rui Coelho, assume a coordenação deste programa neste estabelecimento de ensino.
De entre esses projectos destaca-se o ‘Escola Solidária’, em curso há seis anos e que assenta na recolha de tampas de plástico para a Associação de Deficientes da Madeira. O projecto ‘Reciclar’, retomando este ano, é outro com grande adesão dos alunos, consistindo na recolha de papel e cartão que depois revertem em produtos vários a distribuir pelas famílias dos alunos.
Novidade este ano é o projecto ‘O Planeta é de todos’, ligado aos animais domésticos, bem como o projecto relacionado com o lixo marinho e o combate às alterações climáticas.