A EB1/PE/C da Ponta do Sol assinalou, hoje, o Dia da Língua Inglesa, com um evento repleta de momentos culturais e educativos, que teve como palco principal o Centro Cultural John dos Passos.
Os alunos do primeiro ciclo do ensino básico apresentaram canções e dramatizações alusivas à língua inglesa. Os alunos do 1.º ano interpretaram ‘Who took the cookie’, enquanto as turmas do 2.º ano animaram o público com ‘Let’s have a tea party’. Os alunos do 3.º ano apresentaram uma performance intitulada ‘Valsa Danúbio Azul’ e os alunos do 4.º ano encerraram com a canção ‘Good food’.
A cerimónia contou com uma convidada especial, a professora e autora Lídia Maria, autora do livro ‘Poesia Mágica’, que declamou um poema especialmente criado para o evento.
“Através das suas palavras, os presentes fizeram uma viagem simbólica pela cultura, gastronomia e literatura britânicas”, destaca uma nota da instituição.
A autora ofereceu ainda um exemplar da sua obra à biblioteca da escola.
A celebração faz parte da iniciativa global dos Dias dos Idiomas das Nações Unidas, que visa “aumentar a consciencialização sobre a diversidade linguística e promover o respeito pelas heranças culturais de cada idioma”.
A festa não terminou por aí. A escola anunciou ainda a realização do tradicional “Five o’clock tea” (em português: “chá das cinco”) pelas 17 horas, encerrando o dia com um toque típico da cultura britânica.
A direcção da escola aproveitou a ocasião para agradecer “o envolvimento e o entusiasmo de toda a comunidade educativa”, destacando, de forma especial, o trabalho da professora de Inglês, Rubina Santos, em colaboração com a professora Élia Lemos.
A data escolhida para comemorar o Dia da Língua Inglesa celebra o nascimento e a morte de William Shakespeare, “um dos maiores nomes da literatura inglesa, cuja obra continua a influenciar a língua e cultura britânicas”. A iniciativa teve como principal objectivo “promover o conhecimento da língua inglesa e valorizar a cultura e a história associadas, envolvendo toda a comunidade escolar”.