Durante o passado mês de Fevereiro, a Escola Básica e Secundária/PE da Calheta esteve envolvida em vários projectos no âmbito do Programa Erasmus+.
No início do mês, um grupo de alunos e professores participou numa mobilidade nas Astúrias (Espanha), no âmbito do projecto ‘SHARE – Sharing heritage: fostering sensitivity for the past, the present and the future’ – uma parceria com escolas de Espanha, Alemanha e Suécia. Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer um pouco melhor o património de cada país/região, incluindo o madeirense, com especial destaque para o da Calheta. Este trabalho continuará a ser desenvolvido por cada escola participante até à próxima mobilidade, na Alemanha, onde será apresentado o resultado final.
Também no início do mês anterior, a EBS Calheta – Polo Fajã da Ovelha esteve envolvida num Projecto Parcerias Transectoriais, tendo recebido 16 alunos e nove professores das escolas parceiras da Bulgária, Itália, República Checa e França, com vista a ampliar os seus conhecimentos sobre o património cultural e natural da UNESCO. Assim, o grupo visitou alguns lugares da Laurissilva da Madeira e percorreu algumas levadas, uma das melhores formas de conhecer o património ambiental da ilha.
Já em meados de Fevereiro, foi a vez de um grupo de alunos e professores deslocarem-se à cidade de Opava, na República Checa, a fim de participar na segunda fase de desenvolvimento do projecto TEAM (Together Everyone Achieves More). Os seis parceiros – Letónia, Espanha, Itália, Eslovénia, República Checa e Portugal – desenvolveram actividades subordinadas ao tema ‘Sê politicamente activo, motiva-te a ti próprio’, que visavam alertar para a necessidade e responsabilidade dos cidadãos com vista a tornarem-se elementos activos nas tomadas de decisão que visam o seu futuro.
Para experiência pessoal de cada um dos alunos, Fernando Terroso, coordenador das Actividades de Complemento Curricular da EBS/PE da Calheta realça que “ficaram as vivências que tiveram com os colegas e com as famílias de acolhimento, tendo podido experienciar in loco a vida e a cultura nos diversos países onde estiveram”.