Escola reafirma o seu compromisso em promover um ambiente educativo mais inclusivo, acolhedor e propício ao desenvolvimento integral dos seus alunos, preparando-os não apenas academicamente, mas também como cidadãos conscientes e empáticos.
A Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco (EBSGZarco) celebrou, na passada quarta-feira, dia 26 de março de 2025, um evento marcante e deveras emotivo, com a apresentação oficial de uma nova mascote, o “Sr. Positivo”. A cerimónia decorreu na sala de sessões do estabelecimento de ensino e contou com a presença de todos os elementos do Conselho Executivo, de alunos, professores, funcionários e demais membros da comunidade escolar.
O “Sr. Positivo” é o símbolo central do projeto “Escola Positiva de Todos e Para Todos”, uma iniciativa que visa fomentar valores essenciais como respeito, empatia, otimismo e resiliência no ambiente escolar. Este projeto nasceu da observação de desafios como a desmotivação dos alunos, dificuldades em disciplinas específicas e a necessidade de reforçar competências socioemocionais. A mascote surge, assim, como um lembrete constante da importância de atitudes positivas e colaborativas no quotidiano escolar.
A conceção do “Sr. Positivo” foi fruto de um esforço conjunto do Projeto Eco-Moda, liderado pelas professoras Sónia Andrade e Rosana Lopes, e do funcionário Eusébio, a quem o projeto “Escola Positiva” lançou o repto de criar esta mascote. Este processo envolveu ativamente alunos e outros membros da comunidade escolar, garantindo que o “Sr. Positivo” refletisse a identidade e os valores da escola.
Durante a cerimónia de apresentação, a comunidade escolar foi brindada com uma atuação especial: uma canção dedicada à Escola Positiva, com quadras escritas pelas alunas Margarida Andrade e Helena Gomes, da turma 4 do 12.º ano de escolaridade, e composição do professor de Educação Musical João Paulo Silva. A interpretação esteve a cargo do Coro “Vozes Zarco”, evidenciando o talento e a criatividade presentes na escola.
Este Coro interpretou também o Hino da EBSGZarco, “Sê o sonho ganhador”, com letra do professor António Castro e música da professora Maria João Caires, e o tema “imagine”, de John Lennon, ambos com letras alinhadas com os ideais e lema do projeto: a valorização, a gratidão e o respeito, para criarmos “uma escola feliz, com alunos motivados”.
Com a introdução do “Sr. Positivo”, a Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco reafirma o seu compromisso em promover um ambiente educativo mais inclusivo, acolhedor e propício ao desenvolvimento integral dos seus alunos, preparando-os não apenas academicamente, mas também como cidadãos conscientes e empáticos.
O “Sr. Positivo” deixou uma mensagem individual a cada participante desta atividade, a qual puderam receber da sua mochila, uma mensagem de esperança e de positividade num mundo melhor, numa escola melhor e num “eu” melhor.
A cerimónia teve um final emocionante, com toda a audiência a juntar-se ao Coro Vozes Zarco, para entoar o refrão da canção acima mencionada “A Escola Positiva é a nossa escola para a vida”!
Ricardo Barcelos reforça “a importância de as pessoas se sentirem felizes na escola”
Ricardo Barcelos, presidente do Conselho Executivo da escola, começou por agradecer a presença dos discentes, docentes e pessoal não docente que lotaram a sala de sala de sessões, referindo que a apresentação do “Sr. Positivo” vai ao encontro do que se encontra plasmado no Projeto Educativo para o quadriénio 2022/2026: “Uma Escola de Todos e Para Todos”. Sem se deter, prosseguiu, agradecendo, igualmente, às docentes Fátima Santos, Mónica Alvarez, Rosélia Fonseca e Susana Gomes, “grupo que tem à sua responsabilidade o projeto ´Escola Positiva de Todos e Para Todos´”, cujo objetivo é o de fazer da EBSGZarco “um espaço não apenas de aprendizagem, mas simultaneamente de alegria, convívio, harmonia, motivação, realização pessoal, sentimentos positivos e até de superação”.
“Agradeço tudo o que, em tão pouco tempo, este grupo tem feito para que não só os alunos, como também os professores e pessoal não docente se sintam bem na escola”.
“Numa altura que as pessoas, as famílias, não apenas da nossa escola, como da Região e até do mundo, vivem momentos difíceis, complicados, com lutas, guerras e muitas mortes, entre tantas outras calamidades que podiam e deviam ser evitadas, este grupo de docentes vem trabalhando afincadamente para que toda a comunidade escolar sinta prazer em vir para a escola, sinta falta de estar na escola se sinta bem por fazer parte da nossa escola”, reforçou o responsável.
A finalizar, Ricardo Barcelos deixou um desafio a todos os discentes da escola: “Contribuam para que a nossa escola seja um espaço onde todos, sem exceção, gostem de estar, e em vez de adotarem comportamentos inadequados que depois levam a faltas, participações e à adoção de medidas disciplinares, sejam felizes e façam com que todos os vossos colegas, o pessoal docente e o pessoal não docente se sintam, também eles, felizes por trabalharem na nossa escola”.