
A coordenação do Projecto Mare Nostrum – Escola Azul da Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares (EBSPMA), na Ribeira Brava, promoveu, na segunda semana de aulas do 2.º período, duas iniciativas de sensibilização e educação para a literacia dos oceanos, reforçando o compromisso da escola com a educação ambiental e a sustentabilidade.
A primeira acção, intitulada “O mar profundo da Madeira”, realizou-se na passada terça-feira e teve como público-alvo uma turma do 5.º ano. A iniciativa contou com a colaboração dos serviços educativos da Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação (ARDITI), sendo dinamizada pelas investigadoras Annalisa Sambolino e Diane Esson, do projeto Mare Madeira.
De forma interactiva e dinâmica, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer as espécies que habitam ou frequentam o mar profundo em torno da Madeira, compreendendo a singularidade e a importância deste ecossistema.
Através de actividades práticas, foi ainda possível explorar os principais desafios enfrentados por estas criaturas e reflectir sobre a necessidade da sua preservação.
Na quinta-feira, decorreu a segunda iniciativa, “Qualidade da água nas ribeiras: uma visão ambiental”, dirigida aos alunos do 11.º ano do curso de Ciências e Tecnologias. Esta acção permitiu dar a conhecer o trabalho de investigação desenvolvido pela ARDITI na monitorização da qualidade da água das ribeiras da Região.
Para além da componente teórica, os alunos participaram numa actividade prática de análise da qualidade da água, comparando diferentes parâmetros de uma mesma ribeira, sob a orientação da investigadora Aracelis Rajnauth, reflectindo sobre a importância das ribeiras enquanto ecossistemas aquáticos.
“Estas actividades inserem-se na estratégia da EBSPMA de promoção da educação para a sustentabilidade e da formação de cidadãos conscientes, críticos e informados sobre os desafios ambientais contemporâneos”, destaca um comunicado daquela instituição de ensino.
O Projecto Mare Nostrum – Escola Azul continuará a ser desenvolvido ao longo do ano lectivo, com o objetivo de “aprofundar a literacia dos oceanos junto de toda a comunidade educativa da Secundária da Ribeira Brava”.