Foi com grande animação que a comunidade escolar recebeu a notícia da aprovação de dois projectos para participação no programa Erasmus +, cujas parcerias permitirão que, durante os próximos dois anos lectivos (de 2018 a 2020), a Escola Básica e Secundária de Santa Cruz tenha participação naquilo que será um complemento aos objectivos gerais do projecto educativo do referido estabelecimento de ensino. De acordo com os docentes coordenadores, os projectos a serem desenvolvidos são muito variados e actuais, quer em termos de objectivos assim como no que respeita aos parceiros que os integram, designadamente: ‘Integration of United for European Employment’ (Aquisição de competências necessárias para trabalhar em qualquer país da Europa) e parceria com a França, Irlanda, Itália e Espanha; e ‘Let me be your Guide – A walk through of my cultural heritage’ (Divulgação do Património Cultural dos países envolvidos), parceria com a Eslovénia e Polónia.
O objectivo é procurar envolver o maior número de alunos santa-cruzenses nestes projecto, de forma a proporcionar-lhes uma panóplia de actividades de enriquecimento do currículo no domínio da dimensão europeia da educação, diversidade linguística e cultural, visando especialmente a utilização criativa e formativa dos tempos livres e orientados e a troca de experiências, contribuindo desta forma para a formação integral e para a realização pessoal dos discentes.
A coordenação destes projectos ficará a cargos dos docentes, Ana Isabel Rodrigues, Élia Freitas, Lina Pestana, Lucrécia Araújo, Teresa Spínola e Cidália Moreira.
Em suma, e citando Jean-Claude Juncker “Agora é hora de arregaçar as mangas e trabalhar. Os desafios da Europa não podem esperar”, reforçam as seis professoras coordenadoras destes dois projectos Erasmus+.