O escritor português António Mota vai estar na Calheta na escola EB1/PE/Creche do Lombo do Guiné, no próximo dia 8 de fevereiro às 11 horas.
O director da escola, Arlindo Carvalho, salientou que o professor e autor de obras de literatura infantojuvenil irá visitar a escola no âmbito de um ciclo de visitas do escritor promovido pela Livraria LeYa na Madeira.
Arlindo Carvalho referiu que a escola receberá o escritor, no seu salão polivalente, onde decorrerá as apresentações dos alunos do pré-escolar e 1.º ciclo. De seguida haverá uma intervenção do mesmo e o evento terminará com uma sessão de autógrafos.
Já durante a semana em causa, de 7 a 9 de fevereiro, a escola promove a feira do livro, com grande destaque para as obras literárias infantis do autor agraciado.
António Mota nasceu em Baião e é escritor e o criador de fantasias. Cedo concluiu o curso do Magistérios Primário e aos 18 anos era já professor do Ensino Básico. Publicou cerca de 90 obras. Em 2008 foi distinguido pela Presidência da República com a Ordem da Instrução Pública.
O escritor recebeu diversos permeios, mas em 2014 foi nomeado para o prémio ALMA por ser “um dos mais prolíficos escritores portugueses para a infância e juventude” e por a sua obra ter “a singular qualidade de ser a mesmo tempo intemporal e universal”.
A nomeação repetiu-se na edição de 2015 deste que um dos mais importantes prémios internacionais na área da literatura infantojuvenil.
Algumas obras suas estão publicadas no Brasil e/ou traduzidas em galego, espanhol, alemão e sérvio.