Este ano não se realiza a Festa da Castanha da Serra, evento anual de cariz popular que desde o ano de 2010 vinha ocorrendo num domingo do mês de Novembro na serra de Campanário.
Este ano, por causa das fortes restrições e muitas recomendações motivadas pela pandemia da covid-19, aquela que seria a 11ª edição da Festa da Castanha da Serra, na zona da Achada do Boieiro – localizada entre o Lugar da Serra (Campanário) e as Fontes (Ribeira Brava) – prevista realizar-se no domingo, dia 15 de Novembro, ficou sem efeito. Aliás, nem chegou a ser oficialmente agendada face à situação de crise pandémica que perdura desde o final do primeiro trimestre.
Promovida pela Associação Desportiva do Campanário (ADC) em parceria com a Câmara Municipal da Ribeira Brava (CMRB) e com a colaboração com várias instituições locais, a festa de cariz popular à qual estava associada o ‘Encontro Popular de Acordeões e Concertinas’, acabou por ‘cair por terra’ com o agravamento da situação epidemiológica registado desde final do Verão.
“Tal como já havíamos feito em relação à Feira do Campanário – meados de Maio – face ao contexto da situação da pandemia na altura, e como o Governo Regional também tem prolongado a recomendação de não haver eventos susceptíveis de ajuntamentos, não faria sentido mudarmos a ‘táctica’ agora. Falamos com a CMRB e tudo convergiu para a não realização, este ano, da Festa da Castanha da Serra, para não sermos nós os ‘artistas’”, esclareceu Luís Drumond, presidente da ADC.
Leia mais na edição impressa de hoje do DIÁRIO!