O certame que estava programado para o próximo mês de Setembro, entre os dias 11 e 13, foi, hoje, cancelado pela Junta de Freguesia do Estreito de Câmara de Lobos e pela Associação Cultural e Recreativa do Estreito, entidades que organizam a Festa das Vindimas. Esta decisão surge por força das “orientações estipuladas pelas entidades regionais e nacionais, respeitantes à não realização de grandes eventos de massas”. , optam por não realizar a edição deste ano da Festa das Vindimas.
Aquele que é já um dos maiores eventos que acontecem anualmente na freguesia do Estreito, e que conta, habitualmente, com a estreita colaboração da Secretaria Regional do Turismo e da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, não vai acontecer este ano.
Os promotores da Festa das Vindimas, recordam que nesta fase não estão ser realizadas as habituais festividades religiosas e as festas temáticas pelas diversas freguesias do concelho câmara-lobense, numa decisão colectiva, entre as entidades envolvidas, com a responsabilidade de quererem contribuir para o sucesso do combate à Covid-19, promovendo o distanciamento social. “Assim, perante a situação actual, não faria sentido agendar já o evento da Festas das Vindimas do Estreito, logo após o fim do estado de emergência, dada a incerteza vigente a nível mundial, relativamente à Covid-19, que também se tem acentuando com a abertura dos aeroportos”, lemos na informação divulgada pelas entidades organizadoras.
Esperando contar com a presença de todos na edição do próximo ano, a organização faz notar, contudo, que, este ano, para assinalar a data e manter viva a tradição, vão manter-se as decorações alusivas à época, com reforço de novas bandeiras decorativas no centro da vila do Estreito, efeitos ornamentais com cerca de 600 cachos de uvas e cesto suspensos, entre outros elementos, como uma exposição no edifício do Centro Cívico do Estreito.