Os moradores da Vereda do Ernesto, no Estreito de Câmara de Lobos, viram, por estes dias, uma aspiração antiga concretizada. Tudo graças ao trabalho de repavimentação e correcção dos degraus levado a cabo pelos funcionários da Junta de Freguesia local.
Em causa estavam pouco mais de 140 metros de vereda, maioritariamente com degraus, que foram agora corrigidos. Por se tratar de uma zona de passagem estreita e relativamente íngreme, utilizados por muitos fregueses e sobretudo para dar maior conforto a população sénior e ainda facilitar a tarefa dos viticultores desta localidade.
De acordo Gabriel Pereira obras desta natureza podem não implicar grande investimento financeiro, mas “são de extrema importância para a população residente, que utiliza estas pequenas acessibilidades nas suas deslocações diárias”. O presidente da Junta reconhece que a resposta nem sempre é dada com a celeridade que todos os fregueses desejariam, mas garante que têm sido desenvolvidos todos os esforços para que nenhuma solicitação fique por resolver.
De ter em conta que, neste momento a Junta de Freguesia do Estreito já tem no terreno mais um intervenção desta natureza, onde serão, de resto, realizados melhoramentos semelhantes, a saber na Vereda da Escola do Garachico.
Refira-se que, à semelhança de muitas outras intervenções realizadas por toda a freguesia, esta obra foi executadas ao abrigo do Contrato de Concessão de Apoio realizado entre a Câmara Municipal de Câmara de Lobos e a Junta de Freguesia do Estreito.
Este ano, a autarquia liderada por Pedro Coelho disponibilizou uma verba superior aos 222 mil euros, a distribuir pelas cinco freguesias, destinado à concessão de apoio financeiro e material para a concretização de obras de proximidade, ao nível da recuperação de veredas e espaços públicos municipais que necessitam de manutenção.