“Concorda com a mudança do Feriado Municipal do dia 9 de Outubro, dia Senhor dos Milagres, para o dia 8 de Maio, dia da comemoração do dia Concelho de Machico?” Foi esta a pergunta, nada inocente, lançada pelo ex-vereador eleito pelo PSD em Machico, na sua página de facebook, para tentar aquilatar a preferência dos machiquenses sobre um tema que já está decidido. O ex-autarca social-democrata revela ao DIÁRIO que “nesta sondagem participaram 254 pessoas, sendo que 225 pessoas votaram não e 29 pessoas votaram sim”.
O resultado desta amostra, via rede social, “não deixa de surpreender”, considera, no qual “quase 90%, mais concretamente 89%, estão contra a mudança do feriado, do dia do Senhor dos Milagres, para o dia 8 de Maio, data da Carta de doação da Capitania de Machico. Somente 11% concordam com a mudança do feriado para o dia 8 de Maio, futuro Dia do Concelho de Machico.
Independentemente da sua votação ou opinião sobre o tema, António Nóbrega diz ter sido “interessante ver os resultados”, acrescentando que “algumas pessoas que votaram até nem fazem parte do leque de amigos”.
O feriado foi aprovado na última Assembleia Municipal e passa a ser a 8 de Maio sob proposta dos socialistas que detêm maioria neste órgão autárquico, mas a ‘farpa’ política ficou patente.