A Casa do Povo de Boaventura volta a promover mais uma edição da Feira das Sopas, desta feita trata-se da “XVI Feira das Sopas do Campo”, que começa amanhã e prolonga-se até domingo e no qual vão marcar presença diversas instituições de solidariedade social do concelho de São Vicente, bem como outras de cariz social e cultural para poderem explorar comercialmente uma barraca para venda de sopas, caraterística da área de intervenção da referida associação.
São 12 barracas com 18 sopas diferentes algumas das quais fazem crescer ‘água na boca’ como é o caso da “Sopa da avó, de trigo, de milho, de tripas, de abóbora amarela, de castanha, de cebola, de maçaroca, de cevadinha, de legumes, de dobrada, ou sopa de couve”.
Mas o evento também conta com a exposição do artesanato local, presente em dois quiosques em que poderá ser possível apreciar peças em miolo de pão, borracha EVA, em barro ou crochet ou ainda em bordado madeira. A organização promete que haverá um terceiro quiosque com produtos agrícolas, culinários e fruta para venda, cuja receita reverterá para a Casa do Povo local.
“Com a venda das sopas e seus derivados, cada associação obtém uma receita que irá reverter para o desenvolvimento de actividades dessas mesmas entidades”, revela numa nota enviada à nossa redacção que acrescenta que “cada vez mais, as sopas têm um papel fundamental na gastronomia atual, sendo um prato típico das nossas gentes, servido em todas as refeições”.
Para a concretização deste evento, a Casa do Povo efetuou parcerias com entidades locais e regionais, nomeadamente: Secretaria Regional de Agricultura e Pescas – PRODERAM, Secretaria Regional da Inclusão e Assuntos Sociais, Câmara Municipal de São Vicente, Junta de Freguesia de Boaventura, Paróquias de Boaventura e Fajã do Penedo.
O programa de animação é constituído por grupos culturais das diversas Casas do Povo da Região, grupos folclóricos, grupos de animação infantil e conjuntos musicais de ritmos modernos, ginástica rítmica, programa radiofónico-Músicas do Arco da Velha, entre outros.