A tradicional ‘Feira dos Rabichos’ regressa este domingo a São Martinho. Depois de um período em que a mesma esteve suspensa devido ao período de pandemia, agora, com o aliviar das medidas, a Junta de Freguesia de São Martinho decidiu reactivar a feira que ao longo dos últimos anos tem atraído feirantes e populares.
Duarte Caldeira Ferreira, presidente da Junta de São Martinho, lembra a importância deste tipo de iniciativas, acima de tudo “pela forma que as mesmas dinamizam a freguesia e contribuem para a afluência de pessoas a um espaço central de São Martinho”. O autarca recorda que ao longo do tempo em que a mesma esteve suspensa, por diversas vezes, foi questionado pelos habituais frequentadores da feira sobre a reactivação da iniciativa. O presidente da Junta sublinha que esse interesse é a prova de que a mesma é vista com bons olhos pelos feirantes que ali encontram uma forma de colocar à venda antiguidades e artigos em segunda mão, desde livros a discos, passando pelo artesanato e pelas iguarias tradicionais. Muitos vêm nestas iniciativas uma oportunidade de libertar algum espaço em casa, vendendo artigos que já não usam e que são muito procurados por quem se interessa por antiguidades, aproveitando para daí retirar algum rendimento.
Tendo em conta o tempo de pandemia, a tradicional ‘Feira dos Rabichos’ sofrerá necessariamente medidas suplementares de segurança, nomeadamente relativas à higienização e distanciamento, tendo sido definido um limite de participantes.
A ‘Feira dos Rabichos’ realiza-se no primeiro e terceiro domingos de cada mês, entre as 8 e as 17 horas, na Praça da Junta de Freguesia de São Martinho.