A Festa da Cebola está de regresso, este fim-de-semana, à cidade do Caniço. A retoma do certame, interrompido pela pandemia, faz-se a partir do final da tarde desta sexta-feira, para três tardes/noites – até domingo – de muita animação.
Colchetes D’Alfatiate, Miguel Pires e João Quintino, são ‘cabeças de cartaz’ entre hoje e domingo, respectivamente, sendo que na madrugada de ‘hoje’ e de ‘amanhã’ o recinto da Festa da Cebola 2022 reserva também discoteca ao luar, na noite de hoje com selecção musical do DJ Sil, e de sábado para domingo, com DJ Oxy.
No domingo, um dos momentos altos do certame é a realização do Cortejo da Festa da Cebola pelas artérias centrais da cidade do Caniço, a partir das 16 horas.
Nestes três dias de arraial defronte à igreja paroquial, além de cebolas ‘de chorar por mais’, está prevista a actuação de duas dezenas de grupos e artistas.
Logo, na sessão de abertura (19h), o mote é dado pela Banda Filarmónica do Caniço e Eiras. Até ao anoitecer, actuam Tasskuaztodos e Associação Cultural Sons da Tradição. Depois as 21 horas sobem ao palco Vozes da Terra Vouzela, Fitness Team e Colchetes D’Alfaiate, antes do fecho com DJ Sil.
Amanhã a festa retoma a partir das 18 horas com Escola de Música Arts Lab, Grupo Folclórico da Casa do Povo da Camacha, Grupo de Romarias Antigas do Rochão, e as tunas Feminina e Masculina da UMa. Depois as 21 horas actuam Aoakaso, seguido do espectáculo ‘We Love Portugal’ de Miguel Pires, e a fechar, Dj Oxy.
No domingo a festa recomeça a meio da tarde com o Cortejo da Festa da Cebola (16h), seguida de entrega de prémios. Depois, a partir das 18 horas e até ao entardecer, a animação musical toma conta do palco com as actuações do Grupo de Cordofones da Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos do Caniço, Grupo Acordeonista da Casa do Povo do Caniço, Grupo Coral e Etnográfico ‘O Brinquinho’. Com o aproximar da noite e para final de festa, ficam reservadas as actuações de Triova Voices e de João Quintino.