A Festa Religiosa de Nosso Senhor de São Roque arranca hoje, dia 8 e prolonga-se até 19 de Agosto, juntando centenas de Mordomos e Mordomas que organizam esta festividade, em honra do padroeiro daquela freguesia funchalense.
Durante oito dias serão celebradas as novenas e as missas preparatórias do padroeiro daquela paróquia, na Igreja de São Roque, a partir das 20 horas, com destaque para a missa do dia 13 de Agosto que será presidida por D. Nuno Brás, Bispo do Funchal.
Robert Castro, Primeiro-Mordomo, lembrou que esta é a maior festa religiosa celebrada em São Roque. “É uma tradição com várias décadas. Mas este ano é ainda mais especial. A freguesia comemora o seu 440.º aniversário, por isso é com muita honra que recebemos aqui o Reverendo Senhor Bispo do Funchal, D. Nuno Brás”, disse o cabeça-da-festa, acrescentando que este ano, também, foi lançado o desafio de atingir os 440 mordomos.
O ponto alto do arraial acontece no dia 17 de Agosto, com a abertura oficial da Festa de São Roque que com a actuação da banda de música, ‘Os Infantes’, seguida de outros grupos musicais que irão animar o recinto.
No domingo, dia 18 de Agosto pelas 12h30 celebra-se a Eucaristia em Honra do Padroeiro Nosso Senhor São Roque seguida da procissão e do habitual almoço convívio de Mordomos e Mordomas.
Mantendo a tradição, na segunda-feira, após a festa de São Roque celebra-se a missa dos Mordomos e Mordomas às 8h30, seguida do passeio pela ilha. Ao regressarem a São Roque os Mordomos serão recebidos com fogo de artifício.
“Haverá arraial com animação durante todos os dias da Festa, estando em funcionamento uma casa de chá com várias especialidades gastronómicas típicas madeirenses. Estão todos convidados a participar na nossa grande festa”, disse Robert Castro.
No sábado seguinte, dia que coincide com o encerramento das comemorações dos 440 anos da freguesia de São Roque, haverá o jantar do Enterro do Osso, altura em que é passado o testemunho aos novos Mordomos, responsáveis pela organização da Festa no ano seguinte.