É já este fim-de-semana que tem lugar mais uma Festa em Honra do Glorioso São Roque, na freguesia de São Roque do Faial, em Santana. O arranque das festividades, no sábado, acontece pelas 13 horas com a girândola de fogo e a Banda Filarmónica do Faial. Segue-se, às 20 horas, a novena presidida pelo padre Abraão Marcos e homilia do padre Jorge Magalhães. Depois desta componente religiosa, a animação continua, pelas 21h45, com o Grupo Madeira Despique Gente Antiga e o conjunto musical Impacto, que sobe ao palco pelas 23h30.
No Domingo, às 14 horas, a Banda Filarmónica do Faial volta a dar início às festividades. A missão de Acção de Graças volta a ser presidida pelo padre Abraão Marcos e o padre Élio Gomes tem a cargo a homilia. Haverá ainda procissão. Mais tarde, pelas 17h30, entram em cena Júlia Dória & Gonçalo Direito e o conjunto musical Banda Fixe.
Este ano, e após 15 anos sem festeiros, as primas Joana Abreu e Isabel Abreu juntaram-se e vão fazer a Festa em Honra do Glorioso São Roque. Um compromisso que não é isento de custos, mais ainda com o aumento dos preços, desde as licenças, aos artistas, à iluminação, entre outros.
“Quando não havia festeiros, a gente organizava-se e entre todos lá se fazia a festa”, diz Agostinho Abreu, dirigente na Confraria dos Irmãos do Glorioso São Roque, e também familiar das festeiras, que se mostra especialmente satisfeito pela tradição ter continuidade na família.