Terminou este domingo, dia 29 de Maio, mais um Festival da Truta / Rota da Sidra / Encontro de Grupos Culturais do Concelho de Santana.
A organização do certame, a Casa do Povo de São Roque do Faial, fez hoje o balanço desta edição. Começou por destacar que “a grande novidade deste ano foi a mudança de local. As edições anteriores decorreram no centro da nossa freguesia, junto à igreja. A edição desse ano foi na parte baixa da freguesia, no Sítio dos Terreiros, mais concretamente no polidesportivo coberto junto ao Edifício Escolar de São Roque do Faial”.
Sublinha que “o local escolhido, apesar de ser na periferia de São Roque do Faial, é uma zona mais central se tivermos em conta as freguesias vizinhas do Faial e do Porto da Cruz. Além disso o espaço é mais amplo para a montagem de todo o evento. Um aspecto que tivemos em conta foi a disponibilidade de estacionamentos ser significativamente maior. Outra vantagem foi ficar junto à ribeira de São Roque, a que passa pelo Ribeiro Frio, permitindo assim promover a Pesca à Truta”.
Dito isto, eis a grande conclusão: “A mudança de local foi uma aposta ganha. Isso mesmo foi evidenciado nos discursos das entidades presentes na sessão de encerramento. Praticamente todos os que participaram na festa (comerciantes e publico em geral) foram unânimes em considerar que o espaço onde decorreu o certame é, de longe, muito melhor do que aquele onde habitualmente acontecia, no centro da freguesia”.
Além disso “este evento trouxe a normalidade às festividades nesta zona nordeste da Madeira.
Tínhamos como objectivos, divulgar a nossa gastronomia e a nossa terra, alavancar a economia local e ajudar os produtores de sidra a escoarem o seu produto. Estes objectivos foram atingidos na íntegra, até pela quantidade de pessoas que passaram pelo recinto do festival”.
Enaltece ainda que “a divulgação e valorização da cultura da nossa terra foi uma constante ao longo do evento, até porque, ao longo do mesmo, decorreu o Encontro de Grupos Culturais do Concelho de Santana, um certame que já vai para na sua 28.ª edição”.
Por último, fica o registo que “a Casa do Povo contou com a colaboração do Governo Regional, através da Secretaria Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural, da Câmara Municipal de Santana, da Junta de Freguesia e Associação Desportiva de São Roque do Faial, da ADRAMA (PRODRAM 2020), do Instituto das Florestas e Conservação da Natureza, dos comerciantes e produtores de sidra”.