A retoma do Festival da Truta/Rota da Sidra, de 25 a 29 de Maio, nos moldes habituais, terá como palco o recinto polidesportivo coberto junto ao Edifício Escolar de São Roque do Faial, na parte baixa da freguesia – sítio dos Terreiros
A mudança de local é a grande novidade do evento, oficialmente confirmada na pretérita semana. “O local escolhido, apesar se ser na periferia de São Roque do Faial, é uma zona mais central se tivermos em conta as freguesias vizinhas do Faial e do Porto da Cruz”, constata Heliodoro Dória, tendo em conta a grande proximidade – cerca de 300 metros – da via expresso. “Além disso o espaço é mais amplo para a montagem de todo o evento e a disponibilidade de estacionamentos é significativamente maior. Outra vantagem é ficar junto à ribeira de São Roque, a que passa pelo Ribeiro Frio, permitindo assim promover a Pesca à Truta”, regista.
“Pretendemos que este seja o evento que traga a normalidade às festividades nesta zona nordeste da Madeira. Por essa razão estamos a preparar um programa diversificado e apelativo de modo a podermos ter muita gente a passar no recinto do festival”, acrescenta o dirigente.
“Continuamos a ter como principais objectivos divulgar a nossa gastronomia e a nossa terra. Alavancar e economia local promovendo os restaurantes participantes e ajudar os produtores de sidra a escoarem o seu produto. A divulgação e valorização da cultura da nossa terra será uma constante ao longo do evento, até porque, ao longo do mesmo, decorrerá o Encontro de Grupos Culturais do Concelho de Santana, um certame que já vai para a sua 28.ª edição”, sublinha.
Heliodoro Dória endereça desde já o convite para uma passagem por São Roque do Faial por ocasião deste Festival “onde poderá ser degustada uma excelente truta e/ou provar sidra de grande qualidade, apreciar boa música, desfrutar das nossas bonitas paisagens e ainda experimentar a pesca à truta. Motivos não vão faltar para uma passagem pela nossa pitoresca freguesia”, conclui.