A freguesia de Curral das Freiras ficou hoje ligada com Fibra Óptica, uma infraestrutura mais robusta, mais simples e fiável em termos tecnológicos, que oferece uma maior qualidade de serviço a cerca de dois mil habitantes, perfazendo, no total, mais de 110 mil pessoas na Madeira que passam a estar ligadas ao mundo através destas redes.
Para assinalar o momento, decorreu hoje uma fusão de fibra no Largo da vila do Curral das Freiras, com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, Pedro Coelho, e do Chief Technology Officer da Altice Portugal. Luís Alveirinho destacou, na ocasião, que “face à importância estratégica da Região Autónoma da Madeira, a Altice Portugal tem vindo a privilegiar a expansão da rede de fibra óptica na Madeira, a par da rede móvel que também tem sido objecto de fortes investimentos”.
Garantiu que a Altice Portugal “não vai ficar por aqui, uma vez que a Madeira faz parte do plano de expansão de fibra definido para todo o território nacional”. O futuro passa por reforçar o seu investimento na região, pretendendo “atingir mais de 95% em 2020 e colocando a Madeira com índices de cobertura dos mais elevados a nível Nacional”.
Já o Presidente da Câmara, Pedro Coelho, enalteceu o investimento concretizado pela Altice na freguesia do Curral das Freiras, destacando que “é exemplificativo do sentido de responsabilidade social da empresa, dado que faz uma aposta clara numa localidade de pequena dimensão, promovendo a sua ligação ao mundo”.
O edil referiu ainda que a ligação do Curral das Freiras à rede de fibra óptica “marca uma terceira revolução nas ligações da freguesia ao exterior, reduzindo o isolamento da localidade”. Recordou que, na década de 1960, ocorreu o primeiro passo nas ligações do Curral das Freiras ao exterior, com a construção da antiga estrada regional. Posteriormente, em 2004, a construção do túnel de acesso ao Curral das Freiras veio melhorar as acessibilidades, com maior segurança. “Hoje, dá-se um novo passo, com a ligação da freguesia mais recôndita da Madeira ao mundo global que hoje vivemos”, garantiu o autarca.