Para assinalar o 15º aniversário da Banda Filarmónica do Caniço e Eiras, realizados já no dia 6 de Novembro, esta sexta-feira, dia 16, realizar-se-á um concerto pelas 21:30 no salão paroquial da Igreja das Eiras, espectáculo que terá também a participação da cantora Sofia Petito, convidada especial. Outra novidade reservada para este evento comemorativo do 15º aniversário da Banda é o facto de o concerto ser dirigido por uma Maestrina, na circunstância Marisela Pita, que aceitou de bom grado a regência desta banda. “Uma grande experiência para os músicos, pois esta Maestrina apresenta uma grande força e com a sua fantástica capacidade de motivação permitiu realizar grandes feitos musicais”, refere Paulo Nóbrega, o presidente da colectividade.
O programa de aniversário da Banda Filarmónica do Caniço e Eiras completa-se no domingo, dia 18, com o hino aos sócios e fundador falecido (09h), missa na igreja da Assomada (11h30) e almoço convívio com os sócios no salão paroquial da igreja das Eiras (13 horas).
A escolha da igreja da Assomada para realizar, este ano, a missa de aniversário, é justificada pela direcção como “forma de promoção musical para conseguir ganhar novos músicos e novos sócios”. A missa em causa será cantada e tocada por todos os músicos da Banda.
Paulo Nóbrega sendo músico desde a fundação, agora presidente, destaca o muito trabalho feito com muita dedicação e persistência de todos os músicos e sócios, reconhecendo que só assim é que é possível levar grandes projectos ao sucesso.
“Nestes 15 anos foram muitas as batalhas, mas as conquistas foram maiores. Este ano a associação realizou o seu primeiro intercâmbio, objectivo traçado quando fizemos dez anos de existência, porém as dificuldades financeiras obrigaram-nos a esperar e trabalhar mais em prol da música filarmónica. Para isso contamos com Rui Pita desde há três, este grande maestro deu uma nova imagem musical a esta colectividade, pois a sua experiência fez-nos trabalhar novos tipos de reportório”, refere o responsável.
Diz que “o balanço é positivo”, assinalando o empenho desta direção em conjunto com os músicos têm trabalhado arduamente, sempre em prol do desenvolvimento Cultural.
“Hoje o Caniço pode dizer que tem um bom agente Cultural e nós temos orgulho em representar o Caniço”, afirma.
Lembra também que a promoção da Banda tem sido feita com a realização de concertos didácticos nas escolas, que acolhem de agrado o projecto, dando assim a oportunidade da Banda mostrar o trabalho desenvolvido, procurando desta forma atrair novas crianças.
Critica apenas a insensibilidade do pároco do Caniço. “Temos muita dificuldade na igreja, pois a falta de sensibilidade do pároco do Caniço não permite a promoção da Banda às crianças da catequese”, denuncia.