Foi este domingo apresentado no Largo do Santo o Hino à Freguesia de Santo António da Serra (Santa Cruz), durante um concerto que juntou a Banda da Zona Militar da Madeira e a Banda Municipal de Santa Cruz.
“Com a coragem e a inspiração de marcar a diferença em Santo António da Serra e dar a devida elevação à nossa terra, o Hino à Freguesia de Santo António da Serra é uma herança que permanecerá sempre viva”, começou por enaltecer o presidente da Junta de Freguesia local, José Reis, rematando que “o que nos torna eternos são as lembranças e as obras que deixamos”.
“Com muita honra e emoção e numa fusão de sentimentos, alegria, orgulho e gratidão”, o autarca do JPP considerou este domingo “um dia histórico para todos nós e para a nossa Freguesia, pela primeira vez foi tocado e cantado por um filho da terra, o Hino da Freguesia de Santo António da Serra, o nosso Hino”, afirmou.
“A nossa Freguesia está culturalmente mais rica, um Hino é um símbolo, representa, evoca, e elogia a história da nossa terra, as tradições e as lutas do nosso povo”, adiantou. Prosseguiu dizendo que “este Hino era algo que ambicionava, tendo eu um vinculo e uma paixão pela música, não poderia passar pela liderança desta Junta, sem valorizar e elevar melodicamente a nossa Freguesia”, justificou.
Fez questão de manifestar o desejo que “em todas as casas de família do Santo da Serra, tenham a gravação do Hino da Freguesia, que na escola o ensinem às nossas crianças, que o cantem nas nossas celebrações. Devemos que nos orgulhar e alçar as nossas origens”, reafirmou.
O Hino da Freguesia de Santo António da Serra, tem música da autoria do Prof. João Atanásio e a letra do Prof. Luís Paixão, “duas pessoas que muito têm contribuído com as suas obras para a dinamização cultural da nossa Região”, elogiou.
Em nome do povo da Freguesia, o presidente da Junta aproveitou a cerimónia realizada numa tenda gigante para “homenagear e expressar com elevada consideração” os dois responsáveis pela criação do Hino, não só pelo “muito carinho” com que acolheram o desafio, mas também pelo “grande empenho e profissionalismo” na realização do Hino que enriquece ainda mais a Freguesia com a “obra que fará parte da nossa história”, concretizou. A ambos foram distinguidos com a entrega de placas alusivas.
Um agradecimento especial também ao Maestro Sargento-Chefe Paulo Pleno, pela “total disponibilidade e o empenho” na realização do concerto proporcionado pela Banda da Zona Militar da Madeira. O mesmo reconhecimento ao Maestro Álvaro Jesus, responsável pela orquestração da música para as Bandas. Neste concerto realizado no Largo do Santo participou também a Banda Municipal de Santa Cruz. Entre as individualidades presentes, destaque para o presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz, Filipe Sousa.