Francisco Luís (Clube Naval do Funchal) e Tânia Alves (ACD Jardim da Serra/Ferro Competições) venceram esta 9.ª edição do Duatlo da Ponta do Sol – Canhas 2019, nesta que foi a primeira etapa do Circuito Regional de Triatlo – 2019 e também a primeira prova realizada em todo o território Português no presente ano.
A tarde competitiva iniciou-se com a prova principal, com cerca de 70 atletas, incluindo juvenis, que em provas de distância Super-Sprint como esta têm oportunidade de mostrar as suas qualidades junto dos escalões superiores, servindo de aprendizagem e como um estimulo importante na sua evolução.
Numa prova com um novo trajecto, desta feita nas imediações do Estádio Municipal da Ponta do Sol, Francisco Luís (Clube Naval do Funchal) voltou a vencer no sector masculino a etapa inaugural da época, tal como acontecera em anos anteriores, demonstrando estar em excelente forma neste início da época, especialmente na vertente preferida do atleta, o Duatlo.
No seu encalce seguiu durante toda a prova o seu colega de equipa Bruno Freitas, que embora tenha conseguido anular no ciclismo a desvantagem da corrida inicial, no segmento de corrida final voltou a ceder algum tempo, para no final conquistar o 2.º lugar do pódio. Em 3.º lugar ficou João Marote (Ludens de Machico), Campeão Nacional de Triatlo de Juvenis 2018, que no seu primeiro ano de Cadete demonstra uma grande competitividade, e deu boas indicações para as provas regionais e nacionais que se seguem.
Todo o pódio masculino ficou separado por menos de 1 minuto, o que espelha bem o grande equilíbrio entre os principais triatletas regionais.
Nas senhoras, grande destaque para a jovem Tânia Alves (ACD Jardim Da Serra/Ferro Competições), que se estreou a vencer uma prova em termos absolutos, com uma curta margem sobre Susana Lourenço (ADRAP) e Carolina Boulhosa (GD Corticeiras), que desta forma completaram o pódio absoluto feminino.
Nota muito positiva para a crescente adesão de atletas femininas à modalidade, com a presença notada de 12 triatletas femininas na competição principal.
Relativamente às competições jovens, com a disputa da primeira etapa do Circuito Regional Jovem (Benjamins, Infantis, Iniciados e Juvenis), na qual marcaram presença 50 jovens dos diversos escalões e clubes, cujos vencedores foram os seguintes:
Benjamins – Matias Olival (Ludens de Machico) e Catarina Afonso (CF Andorinha/Aquimadeira Solutions)
Infantis – Óscar Góis (Clube Naval do Funchal) e Leonor Sousa (CF Andorinha/Aquimadeira Solutions)
Iniciados – Bernardo Teixeira (CF Andorinha/Aquimadeira Solutions) e Mónica Dias (AD Galomar/Miguel Freitas Remodelações)
Juvenis – Gonçalo Santos e Bruna Belo (ACD Jardim da Serra/Ferro Competições)
Em termos colectivos, os clubes em maior destaque foram o Clube Naval do Funchal com a vitória nos Clubes Masculinos, o GD Corticeiras nos Clubes Femininos, o CF Andorinha/Aquimadeira Solutions nos Clubes Jovens Masculinos, e o AD Galomar/Miguel Freitas Remodelações nos Clubes Jovens Femininos.
A adesão a esta prova é outro facto a salientar, com a totalização de 140 triatletas inscritos divididos por 8 clubes regionais, nos quais de destacam pelas estreias e/ou maiores apostas na modalidade do Clube Naval do Funchal e ADRAP.
A próxima competição regional é IX Aquatlo Jovem do CF Andorinha, agendado para a tarde do dia 2 de Fevereiro. A nível nacional, alguns triatletas regionais também estarão a competir nesse mesmo dia em Rio Maior, no Campeonato Nacional de Duatlo Cadetes e Juniores.