Foto Arquivo/Aspress
A Freguesia de São Roque do Faial foi criada pela Carta de Lei da Rainha de D. Maria II, de 24 de julho de 1848. E, deste modo, na próxima segunda-feira passam 175 anos de elevação daquela que foi a “primeira Freguesia da RAM a ter heráldica própria: Brasão, Bandeira e Selo Branco, em conformidade com a Lei n° 35/91, de 27 de julho. Esta ordenação heráldica foi publicada no Diário da República de 5 de julho/93”, refere uma nota da Junta.
“Esta freguesia tem doze sítios habitados com uma população de cerca de 685 habitantes, dispersa nos seus 16,4 km2 desde o Sitio dos Terreiros até ao Pico do Areeiro”, além de se localizar “entre duas ribeiras, a de São Roque e a da Metade. Estima-se em mais de dois mil os emigrantes desta Freguesia. A sua árvore típica é o cedro, cuja madeira remoçou a velha cidade de Lisboa, sendo o teto da Sé do Funchal e o Sacrário da Igreja de São Jorge feitos com madeira de cedro levada de São Roque do Faial”, recorda a Junta de Freguesia.
“Inicialmente conhecida por Terras do Cedro Gordo, o nome da Freguesia, provém de uma ermida mandada construir por Cristóvão Pires, no ano de 1551, no lugar do Chão da Ribeira, no sítio dos Terreiros, dedicada ao Glorioso São Roque. Em 1927, foi benzida a nova Igreja da Freguesia, localizada no sítio do Chão do Cedro Gordo”.
Com a população desta Freguesia a dedicar-se, sobretudo, “à agricultura, sendo o terreno bastante fértil, embora difícil de lavrar”, ainda assim consegue-se ter “culturas de sequeiro, de regadio e frutas tropicais. O turismo é outra das atividades na freguesia, que conta com mais de 100 camas disponíveis. É Reserva Mundial da Biosfera pela UNESCO, desde junho de 2011”, acrescenta.
Para assinalar mais um aniversário, contudo, as comemorações destes 175 anos decorrerão amanhã, sábado, dia 22 de Julho. Do programa faz parte uma Missa de Aniversário na Igreja Paroquial de São Roque do Faial, presidida pelo Pároco Abraão Marcos e solenizada pelo grupo coral da paróquia, pelas 18 horas. e pelas 19h30 haverá recepção às entidades oficiais pela Tunacedros da Casa do Povo de São Roque do Faial, decorrendo a seguir a sessão solene nas instalações da Casa do Povo.
Será feita ainda uma homenagem aos melhores alunos residentes nesta freguesia de São Roque do Faial e proceder-se-á à assinatura de protocolos com a Associação Desportiva de São Roque do Faial e com a Associação Santana Cidade Solidária. As homenagens às profissionais artesãs da lã de ovelha também marcam o evento, com uma exposição alusiva ao tema de lã de ovelha, com peças de Isabel Ferreira, Conceição Batista, Conceição Faísca e Nazaré Faísca. Serão ainda feitas apresentações dos roteiros dos Miradouros, Fontanários e Percursos pedestres da Freguesia. E ainda será feita a apresentação da iniciativa ‘São Roque em Postais’.
Pela 20h30 a festa continua com actuação musical de Júlia Dória e Gonçalo Direito e pelas 21h00 continua-se o convívio com o cantar dos parabéns à freguesia de São Roque do Faial.