454 anos depois, a freguesia de Santana continua a ser marcada por uma ruralidade característica. Ricardo Teixeira, que está à frente dos destinos da freguesia há pouco mais de 5 anos, neste que é o seu segundo mandato, vê com preocupação a desertificação e o envelhecimento da população. Do reduzido orçamento que gere, uma fatia considerável é para limpezas e pequenas construções, sendo o que sobra destinado ao apoio às famílias e ao apoio social.
Este ano, o programa das celebrações inclui, às 18 horas, a missa solene na Igreja Paroquial de Santana, ao que se seguirá a actuação da Banda Municipal de Santana no adro deste tempo e arruada até à sede da Junta de Freguesia, no Centro Cívico local. Para as 19h30 está agendado o início da Sessão Solene, durante a qual serão distinguidos os melhores alunos dos diferentes níveis de ensino da freguesia, bem como a atleta Maria João Spínola, que entre os vários títulos arrecadados conta-se o de campeã regional em cadetes júniores e seniores (época 2016/2017) e campeã regional júniores e seniores (época 2017/2018); e o ‘xarambista’ João Marques Gouveia, que conta já com dois trabalho gravados.
Incluem-se, ainda, nesta sessão a assinatura de protocolos com diferentes entidades da freguesia no valor de 4.800 euros, terminando com a actuação do Grupo Folclórico da Casa do Povo de Santana e um beberete.