No próximo fim-de-semana, o primeiro de Fevereiro, Campanário estará em festa com a realização do arraial de São Brás, o padroeiro.
A previsão de bom tempo (seco) faz antever festa rija, até porque, o programa de animação reserva, a actuação do grupo musical Galáxia, na noite de sábado (22 horas), e João Vinagre e a sua banda, no domingo ao anoitecer (19 horas). Mas não apenas. Nos dois dias junta-se à festa suportada por cinco festeiros, a Banda Municipal da Ribeira Brava, merecendo ainda motivo de destaque a queima de fogo-de-artifício à meia-noite de sábado, dia de São Brás. Razão para a festa no sábado começar mais cedo do que é habitual. Por coincidir com o dia do santo padroeiro da paróquia de Campanário, logo ao amanhecer (8 horas) cumpre-se a tradicional novena dos barqueiros e o simbólico hastear da Bandeira.
Ao final da manhã (11h30) haverá o habitual desfile da Banda filarmónica com os festeiros desde as imediações do Centro Cívico até à Igreja, e ao soar do meio-dia, o espectáculo de fogo de estalo que culmina com a queima de diversas girandolas pelo anfiteatro da parte Nascente da freguesia – onde está localizada a igreja. Ao longo da tarde a Banda acompanhada dos festeiros percorre, em desfile, os sítios/moradias dos festeiros, regressando ao ‘epicentro’ do arraial, ao cair da noite.
Manda a tradição que antes da noite dominada pela animação musical no adro e arredores, haja novena (20 horas) em honra do padroeiro. Depois, segue o arraial profano até ao início da madrugada.
Festa que é reatada na tarde de domingo, com a actuação da Banda logo após o almoço e até a realização da missa do dia da festa (15 horas), seguida de procissão.