No próximo fim-de-semana, dias 15 e 16 de Abril, há ‘arraial’ no Curral das Freiras com a realização, no centro da freguesia interior, da festa da Ginja & Gastronomia em perfeita harmonia.
Organizada pela Casa do Povo local, o evento, outrora se designava apenas de Festa da Ginja e Doçaria era realizado no mês de Julho durante três dias, este ano surge (bem) mais cedo com nome reforçado pela componente da gastronomia e limitado apenas ao fim-de-semana.
A antecipação do evento é justificada pelo facto de Julho já ser um mês muito preenchido de eventos que acabava por relegar a iniciativa no Curral das Freiras para ‘segundo plano’. Eu génio Vasconcelos, presidente da Casa do Povo do Curral das Freiras, esclarece que a edição deste ano chegou a ser pensada realizar-se no último fim-de-semana de Março, mas como a data coincidia com a Mostra da Cana de Açúcar, nos Canhas, optaram, este ano, por avançar três semanas e agendar para os dias 15 e 16 de Abril. Uma data alternativa entendida como o mal menor, visto que após a Páscoa começam as visitas pascais do Espírito Santo, tradição que também ‘ofusca’ a promoção de outras festas. Por essa razão a renovada festa da Ginja & Gastronomia acaba a meio da tarde de domingo, de modo a minimizar a coincidência com a tradição religiosa.
Nesta edição a organização conta com oito barracas com iguarias associadas à ginja e outros produtos locais. Eugénio Vasconcelos adianta que no próximo ano esta festa deverá então ser realizada na data pretendida: em Março.
Apesar do novo formato, no essencial a ginja continua a constituir o mote para um fim de semana diferente, cheio de gastronomia, doçaria e muita animação musical, motivos que a organização espera serem suficientes para atrair atenções e garantir movimento nos dois dias de festa.