• Porto da Cruz
    • Calheta
      • Arco da Calheta
      • Calheta
      • Estreito da Calheta
      • Fajã da Ovelha
      • Jardim do Mar
      • Paul do Mar
      • Ponta do Pargo
      • Prazeres
    • Câmara de Lobos
      • Câmara de Lobos
      • Curral das Freiras
      • Estreito de Câmara de Lobos
      • Jardim da Serra
      • Quinta Grande
    • Funchal
      • Imaculado Coração de Maria
      • Monte
      • Sé
      • Santo António
      • Santa Luzia
      • Santa Maria Maior
      • São Gonçalo
      • São Martinho
      • São Pedro
      • São Roque
    • Machico
      • Água de Pena
      • Caniçal
      • Machico
      • Porto da Cruz
      • Santo António da Serra
    • Ponta do Sol
      • Canhas
      • Madalena do Mar
      • Ponta do Sol
    • Porto Moniz
      • Achadas da Cruz
      • Porto Moniz
      • Ribeira da Janela
      • Seixal
    • Porto Santo
      • Porto Santo
    • Ribeira Brava
      • Campanário
      • Ribeira Brava
      • Serra de Água
      • Tabua
    • Santa Cruz
      • Camacha
      • Caniço
      • Gaula
      • Santa Cruz
      • Santo António da Serra
    • Santana
      • Arco de São Jorge
      • Faial
      • Ilha
      • Santana
      • São Jorge
      • São Roque do Faial
    • São Vicente
      • Boa Ventura
      • Ponta Delgada
      • São Vicente
Obra ilegal de três pisos dá brado no Paul do Mar
17 Abril, 2018
Situação na Junta é “questão jurídica complicada”
19 Abril, 2018

Governo estranha queixa de Ricardo Franco

18 Abril, 2018 às 6:00

A estrada municipal de acesso à Vila do Porto da Cruz em risco de poder abater vai ser recuperada pelo Governo Regional (GR), longo que estejam concluídos os trabalhos mais pesados na grande obra que decorre no Junçal, junto ao novo cemitério daquela localidade.
A Secretaria Regional dos Equipamentos e Infra-estruturas (SREI) reagiu à notícia ontem publicada em que o presidente da Câmara de Machico reclama a urgente intervenção do GR, esclarecendo que essa garantia fora dada a Ricardo Franco pelo próprio presidente do GR, no último encontro entre ambos, ocorrido na passada semana no Porto da Cruz.
Segundo fonte da SREI, nessa ocasião foi-lhe comunicado que, “tal e qual no pedido original, que a obra seria feita, mas apenas após a conclusão da obra do Junçal, um investimento de mais de oito milhões de euros e que vai permitir a regularização daquela ribeira e a consolidação de toda aquela área”, destaca.
“Também foi explicado, na altura, que a obra só poderia avançar após a conclusão desta empreitada, devido ao grande movimento de terras e de inertes no local”, reforça a tutela, acrescentando que tanto o presidente como o secretário mostraram “disponibilidade para acudir de imediato à situação” que está a provocar transtornos, e que “muito em breve” terá a presença dos governantes para melhor se inteirarem do actual estado da infra-estrutura.
Em jeito de recado, a SREI diz entender “a preocupação” do presidente de Câmara, “que é compartilhada pelo GR”, sublinha, mas manifesta estranheza que Ricardo Franco “não tenha dito” que Miguel Albuquerque “tinha anuído a essa ajuda” e que esta obra “só poderia avançar logo após a conclusão dos trabalhos mais pesados na empreitada que decorre na Ribeira do Junçal, o que acontecerá brevemente”, garante.
A tutela diz também estranhar “que não tenha sido referenciado que a estrada é municipal, pelo que a responsabilidade primeira seria sempre da CMM”. Contudo, por reconhecer que os estragos na pavimentação “se devem também ao aumento de tráfego resultante da via em causa ter passado a constituir o acesso principal à vila do Porto da Cruz, entendeu assumir essa reparação”, justifica. Deixa contudo bem claro que “fá-lo-á, como sempre tem feito, sem demagogias nem interesses partidários, em benefício da população madeirense e, no caso, de todos os que vivem e circulam por aquela freguesia”, concretiza.
Quanto à ‘milionária’ empreitada que desde Agosto passado está em curso junto ao novo cemitério do Porto da Cruz, e que mereceu também o reparo “que deveria ter sido valorizada” pelo autarca socialista, a SREI prevê que esteja concluída até Fevereiro do próximo ano.

Share
Marco Livramento
Marco Livramento

Publicações relacionadas

24 Maio, 2025

Tradição e sabor em destaque na XIV Mostra Regional da Truta e Rota da Sidra


Ler mais
23 Maio, 2025

Três docentes croatas visitaram a Escola Dr. Eduardo Brazão de Castro


Ler mais

Foto: JFSG

23 Maio, 2025

Apoios à natalidade já chegou a 60 agregados desde 2022


Ler mais

Eventos

Últimas

  • Tradição e sabor em destaque na XIV Mostra Regional da Truta e Rota da Sidra
  • Três docentes croatas visitaram a Escola Dr. Eduardo Brazão de Castro
  • Apoios à natalidade já chegou a 60 agregados desde 2022
  • ‘Festa da Flor no Imaculado’ realiza-se este sábado no Jardim de Santa Luzia
  • Imaculado recupera edifício do pré-escolar da ‘Bartolomeu’
Copyright © 2018 Empresa Diário de Notícias, Lda. Todos os direitos reservados.