A flor das cerejeiras volta a ser pretexto para a realização da trigésima edição do ‘Grande Prémio das Cerejeiras em Flor’, uma prova de atletismo que marca o ano desportivo da freguesia do Jardim da Serra e da Região.
Com organização da Associação Cultural e Desportiva do Jardim da Serra (ACDJS), a prova que é hoje oficialmente apresentada pelas 11 horas, na sede do clube, terá diferentes corridas, pontuáveis para os calendários regionais da modalidade, nomeadamente ‘Estrada’, ‘Madeira a Correr’, ‘Mini Madeira a Correr’ e ‘Regional’.
Para este ano, de acordo com Juvenal Faria, a grande novidade será uma alteração do percurso da corrida principal, de modo a torná-la mais apelativa para os atletas, atendendo às sugestões dos participantes da edição do ano passado.
Desta forma a zona de concentração/partidas e entrega de prémios será na Rua das Corticeiras, em frente à escola do Jardim da Serra, à semelhança do ano anterior. Os percursos dos atletas jovens não sofrem qualquer alteração, enquanto a prova principal terá início na Rua das Corticeiras, indo ao Largo do Reizinho e voltando.
A prova vai para a estrada no próximo domingo, com a partida da corrida principal a estar apontada para as 16h30. Antes disso, pelas 15 horas, haverá a ‘Marcha da Saúde’; às 15h30, a corrida dos benjamins; pelas 15h45 tem início o percurso dos infantis e iniciados; os juvenis partem às 16 horas. No final, pelas 17h30 terá lugar a entrega de prémios.
30 anos a promover o desporto
Foi em 1990 que a ACDJS lançou a primeira edição deste ‘Grande Prémio’, prova que teve como vencedores os atletas internacionais portugueses Fernanda Ribeiro (F.C. Porto) e o António Monteiro (Sporting C.P.).
Passados trinta anos, Juvenal Faria acredita que a prova voltará a ser um sucesso, esperando a organização que a seja ultrapassada a fasquia dos 200 inscritos. Refira-se que haverá prémios monetários para os vencedores.