O Grupo de Folclore de Machico apresentou a Região num festival de folclore, que decorreu na ilha do Pico, nos Açores.
No evento, integrado nas Festas da Madalena, participaram 10 dez grupos oriundos da ilha anfitriã e das ‘vizinhas’ São Jorge, Faial e Santa Maria, que apresentaram as suas tradições no Palco do Porto Velho.
O Grupo de Folclore de Machico, com 27 elementos, realizou esta digressão nos dias 19 a 23 de Julho de 2023, em intercâmbio com o Grupo Folclórico da Casa do Povo da Madalena, que o acolheu “de forma amável e simpática e proporcionou um leque diversificado de experiências numa partilha mútua de saberes, tradições e costumes ancestrais”, realça a formação madeirense em comunicado.
O grupo foi recebido pelo presidente da Câmara Municipal da Madalena, José António Soares, conheceu o concelho da Madalena e a ilha do Pico e também se deslocou à vizinha ilha do Faial.
Nestas festas, o município local apostou fortemente na valorização das tradições, tendo como momento alto a reconquista do recorde do guinness da Maior Roda de Chamarritas do Mundo, com 812 bailadores. A Chamarrita do Pico é o único baile espontâneo ainda vivo em Portugal, designado localmente como ‘bailho’ de roda, em que os pares obedecem a um mandador.
Em Agosto do próximo ano será a vez do Grupo Folclórico da Casa do Povo da Madalena visitar a Madeira, aquando do Encontro de Folclore de Machico.