O Grupo Folclórico da Casa do Povo da Camacha (GFCPC) estará presente nas comemorações dia da cidade de Miranda do Douro, que se assinala no dia 10 de Julho de 2023, e participará também no 38º Festival Internacional de Folclore ‘Festival Sciampitta’, em Cagliari, na Sardenha (Itália), que se realiza entre os dias 14 a 20 do corrente mês.
O GFCPC leva na sua bagagem trajes, bailes, cantigas, gastronomia e toda a alegria e entusiasmo por, mais uma vez, representar a cultura tradicional madeirense além fronteiras.
O convite para representar a Madeira nas comemorações da cidade de Miranda do Douro, entre os dias 9 a 14 de Julho, foi dirigido À colectividade no ano passado, pela presidente da Câmara Helena Barril, aquando da participação do Grupo de Pauliteiros de Miranda, na X Gala de Folclore Maria Ascensão, inserida no Festival de Art’Camacha 2022.
Quanto ao Festival Internacional de Folclore Sciampitta, o convite foi endereçado pelo presidente do Grupo Gianni Orrù, director do Festival de ‘Quartu S. Elena’, por ocasião do Festival Internacional de Folclore SummerFest, em 2017, na Hungria, onde o Grupo da Camacha e o de da Sardenha participaram.
Nesta 38ª edição, para além do Grupo Folclórico da Casa do Povo da Camacha que representará Portugal, e do grupo anfitrião, estarão presentes grupos representativos da Grécia, do Peru e do Equador, bem como diversos grupos locais.