A Casa do Povo de São Roque do Faial assinalou ontem o 13.º Aniversário da sua Orquestra de Bandolins e o 31.º Aniversário da Tunacedros, dois grupos que integram esta instituição e que promovem aos habitantes desta freguesia do concelho de Santana um contacto privilegiado com a música e o canto.
A “Tunacedros” da Casa do Povo de São Roque do Faial foi fundada em 1987, tendo feito a sua primeira actuação a 4 de Outubro desse mesmo ano em Santana. A sua génese está no grupo de jovens da paróquia, tendo sido, posteriormente e após a criação da Casa do Povo foi, integrado nesta. Com actuações em toda a ilha, nos mais variados eventos, a tuna conta já no seu historial algumas saídas para o estrangeiro.
O seu repertório é essencialmente composto por músicas tradicionais recolhidas pelos seus elementos na freguesia. Dos instrumentos que a integram, destaque para o violino, o bandolim, a bandoleta, o rajão, a viola de arame, a viola-francesa e a braguinha.
Durante quinze anos teve como ensaiador Eduardo Caldeira, sendo que, nos últimos anos, asseguraram os ensaios Heliodoro Dória e José Pereira. A direcção artística cabe, desde 2007, a Helena Paula Luís. Actualmente, a Tunacedros conta com 14 elementos.
Já a Orquestra de Bandolins da Casa do Povo de São Roque do Faial é um grupo mais jovem, tendo iniciado a sua formação em Fevereiro de 2005. A sua primeira actuação foi ‘em casa’, a 29 de Maio, por ocasião do XII Encontro de Grupos Culturais do Concelho de Santana, evento realizado anualmente em São Roque do Faial e organizado pela Casa do Povo local.
Os objetivos principais da formação desta Orquestra foram proporcionar aos jovens da freguesia mais uma oportunidade de aprendizagem da música e de, assim, poderem ocupar os seus tempos livres e que no futuro alguns dos elementos da Orquestra de Bandolins possam integrar a Tunacedros.
Constituída por 16 elementos, a orquestra está à responsabilidade de Helena Paula Luís e Ermelinda Abreu. No que respeita às suas actuações, destacam-se as várias festividades na freguesia e fora dela, incluindo no estrangeiro.