A Escola Básica do 2.º e 3.º Ciclos Dr. Horácio Bento Gouveia, representada pelo Clube Europeu, acolherá a terceira etapa do projeto MUSED, Erasmus+, nos dias 12 e 13 de maio.
Trata-se de uma mobilidade de curta duração, para professores, que envolve Portugal, Itália, Espanha, Grécia, Polónia e Hungria.
O MUSED tem como objetivo inovar a aprendizagem digital sobre museus e melhorar a educação para o património cultural, fomentando a literacia digital entre educadores e alunos.
Ao integrar ferramentas digitais com recursos museológicos, pretende tornar o património cultural acessível e envolvente, promovendo uma compreensão e apreciação mais profundas em toda a Europa.
Os parceiros pretendem, com os seus contributos, criar um ambiente de aprendizagem inclusivo e envolvente que aproveite o património cultural para a excelência educativa de todos os envolvidos.
Esta fase do projeto comtempla a participação em workshops, a partilha de trabalhos e apresentações e o balanço do trabalho desenvolvido até à data. Pretende-se também que se realizem trabalhos preparatórios da próxima mobilidade.
Como todos os projetos Erasmus+, pretende-se que as aprendizagens se realizem em ambientes formais e informais. Desta forma, e sendo este um projeto que assenta nos museus, o programa definido pela HBG não poderia deixar de incluir visitas a museus icónicos da região, como o Museu de Arte Sacra, o Museu Quinta das Cruzes e o Museu de Fotografia da Madeira-Atelier Vicente’s.
Paralelamente, estão previstas visitas ao Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira e ao Convento de Santa Clara, bem como uma subida à Torre da Sé do Funchal e um passeio até ao miradouro do Cabo Girão.