A Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveia promove, amanhã, sexta-feira, várias manifestações artísticas, tais comoa dança, cinema, teatro, poesia, artes e exposições, bem como conferências e uma banca alusiva à música tradicional madeirense. Esta é a forma encontrada para celebrar a Semana da Educação Artística da UNESCO, que vai decorrer entre as 9h15 e as 17 horas.
“A escola respondeu ao desafio lançado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros -Comissão Nacional da Unesco – Setor da Educação e coorganizou a Semana da Educação Artística da Unesco. Participam no evento diversas entidades como a Direção Regional de Educação da Madeira, Direção Regional dos Arquivos, das Biblioteca e do Livro da Madeira, Câmara Municipal do Funchal, Câmara Municipal de Santana, Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira Eng. Luiz Peter Clode, Comissão de Proteção e Jovens do Funchal, Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos do Caniço e Escola dos Louros”, explica numa nota enviada à imprensa.
Este estabelecimento de ensino pertence à Rede de Escolas Associadas da UNESCO desde novembro de 2022 e em 2023/2024 a instituição participou no concurso escolar “Celebrar o 70.º aniversário da rede escolas associadas da UNESCO”, promovido pela Comissão Nacional da UNESCO, tendo o júri distinguido um aluno nosso, na categoria Intervenção artística (entre os 11/15 anos), com o 1.º prémio no tema “Cidadania participativa na escola e no mundo”, com o trabalho “Aprendo na Escola e posso mudar o Mundo”.
O coordenador do Projecto Unesco na HBG, Paulo Renato Silva, aproveitou a oportunidade para partilhar a recente publicação da UNESCO, onde se ficou a saber que o Mundo precisará de 44 milhões de professores até 2030.