Ao longo deste mês de Janeiro, a Junta de Freguesia do Imaculado Coração de Maria vai apreciar todos os processos de apoio alimentar às famílias mais carenciadas, tanto antigos, como novos, de modo a rever cada um dos casos, tendo em conta os elementos que possam ter surgido.
Para 2019 a verba disponível para este género de ajudas deverá ser muito semelhante à do ano passado, que rondou os 30 mil euros, distribuídos por 84 agregados familiares que foram apoiados regularmente todos os meses, a que se somaram outros 20 que apenas receberam apoio na Páscoa ou no Natal. Estes últimos, como complemento do apoio de primeira linha dado pela Segurança Social.
Gonçalo Aguiar faz questão de referir que os apoios são concedidos através de vales de compras, que podem ser utilizados em meia dúzia de estabelecimentos comerciais da freguesia, funcionando, segundo o presidente da Junta do Imaculado, “como uma forma de dinamizar o comércio da freguesia, ao mesmo tempo que conseguimos zelar pela dignidade das pessoas, mantendo os seus hábitos de consumo, e, se possível, na sua zona de residência”, sustenta.
Note-se que a apreciação dos processos que agora decorre é feita por uma assistente social, que ao auscultar as famílias é capaz de aferir outras necessidades que estes agregados possam ter, podendo essa informação ser bastante útil para a criação, no futuro, de outros projectos de apoio.
Na avaliação feita é tido em conta o rendimento das famílias, bem como o número de elementos que a compõem, as condições em que vivem e, ainda, se recebem apoios de outras instituições. Com base em critérios bem definidos, é posteriormente definido o valor a atribuir em vales de compras mensais.
De salientar que, embora esta apreciação esteja a decorrer neste primeiro mês do ano, em qualquer altura as famílias que passem dificuldade podem solicitar este apoio à Junta do Imaculado.